Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4790
Type: Monografia
Título : Relações entre personagens dos quadrinhos e a ciência: um estudo com estudantes do ensino médio
Author: Gomes, Jean Francisco Oliveira
First advisor: Fioresi, Claudia Almeida
Resume: O Presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi fruto de uma vida inteira lendo e vivendo dois tipos de quadrinhos, oriental e Ocidental que ajudaram a construir toda minha personalidade. A ciência está presente nos quadrinhos por mais que às vezes ela permaneça oculta nas entrelinhas das histórias. Nesta perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi discutir a relação entre os personagens de Quadrinhos já conhecidos com aspectos da ciência e desta forma potencializar a entrada desta linguagem em sala de aula. Para tanto, abordamos a historicidade dos quadrinhos ocidentais e orientais com momentos de altos e baixos, sobre as diversas características de alguns personagens, elementos sobre Histórias e Quadrinho no Ensino e de como esta linguagem ganhou espaço enquanto campo de investigação ao longo dos tempos. Os resultados da inserção desta relação na sala de aula de Química, evidenciaram alguns indícios de que os estudantes se apropriaram de certos conceitos, relacionando em suas histórias aspectos sobre Ciência utilizando alguns personagens dos Quadrinhos. Esta mediação foi realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado II (ECS), no qual os alunos construíram narrativas tentando entrelaçar conteúdos estudados e personagens citados durante todo o processo. Houveram as mais variadas histórias as quais analisamos qualitativamente, embasados na Análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). Como toda mediação em sala de aula, enfrentamos algumas limitações, porém a pesquisa nos revelou grande potencialidade da utilização da linguagem dos quadrinhos em sala de aula.
Palabras clave : História em quadrinhos
Ensino e aprendizagem
Química
Ensino médio
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4790
Fecha de publicación : 13-dic-2018
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.