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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4794
Type: | Monografia |
Title: | Química para crianças: a abordagem do ensino de química nos anos iniciais do ensino fundamental |
Author: | Dezordi, Tatiane Marques |
First advisor: | Cacciamani, Jackson Luís Martins |
Resume: | A abordagem de assuntos referentes a Química de forma resumida é muito comum nas escolas, e quando trata-se do anos iniciais do Ensino Fundamental esses conteúdos ficam mais distantes ainda. Geralmente a proposta curricular não propõe que esses assuntos sejam trabalhados com mais profundidade. Além do mais, muitos professores não tiveram a oportunidade de vivenciar experiências que contemplam a Educação Química em seu processo de formação inicial e formação continuada. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo, compreender de que maneira o Ensino de Química é desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como essa abordagem pode ser marcada por conta da historicidade de formação dos professores atuantes no Ensino Básico. Para isso nos baseamos em uma pesquisa documental exploratória, no intuito de compreender como ocorre o processo de formação dos professores, tendo em vista que a formação exigida para a atuação é o curso de Pedagogia, por isso tomamos como base o contexto que envolve as Ciências na matriz curricular do curso de Pedagogia de três campi da nossa instituição, ou seja, da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, das cidades de Laranjeiras do Sul (PR), Chapecó (SC) e Erechim (RS). E para melhor compreendermos a maneira que as Ciências e a Química são expostas na escola, exploramos também de que forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dispõe o componente de Ciências da Natureza (CN) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como a Educação Química está presente nessa área de conhecimento visando as dificuldades e as possibilidades que os professores vêm apresentando de acordo com a contribuição de diversos autores. Ao longo desse processo de pesquisa podemos dizer que a inserção dos conteúdos estruturantes da Química nem sempre fazem parte do contexto escolar, visto que precisa haver processos de formação com os colegas professores que potencializam isso. Ainda os conteúdos escolares de Ciências são aqueles historicamente propostos nos livros didáticos ou em documentos orientadores como a BNCC, por exemplo, pois os colegas professores nem sempre se percebem a vontade em trabalhar de outra forma, isto é, propondo um movimento de pesquisa, de reflexão, de problematização, de argumentação, etc. Por isso, podemos inferir que a inserção das Ciências nos anos iniciais ainda é incipiente necessitando assim olhares diversos com mais intensidade acerca da formação de professores. |
Keywords: | Formação de professores Ensino fundamental Planejamento pedagógico |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4794 |
Issue Date: | 8-Dec-2018 |
Appears in Collections: | Química |
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