Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4795
Tipo: Monografia
Título: A inclusão no caso de alunos com deficiência física publicizada na Revista de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
Autor(es): Grzegozeski, Cláudia
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: Neste trabalho buscamos investigar se a temática “Inclusão de alunos com deficiência física em instituições de Ensino Regular” vem sido abordada nas publicações da Revista Educação Especial (REE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e se sim como é abordada, com o objetivo principal de conhecermos e compreendermos as dificuldades e potencialidades da inclusão destes alunos no ensino regular. Realizamos uma pesquisa documental, tendo como proposta a análise dos títulos e resumos dos trabalhos publicizados na Revista Educação Especial (REE) entre os anos de 2006 a 2016. Em um primeiro momento, buscamos os trabalhos no sítio eletrônico da Revista na web. Desse modo, o recorte da pesquisa se delimita à 11 volumes da revista, 30 edições (27 à 56), com um conjunto de 343 títulos analisados, sendo 101 selecionados. Posteriormente, fizemos leitura de seus resumos no intuito de verificar se os trabalhos com títulos selecionados realmente contemplavam a deficiência física. Assim, nosso corpus de análise foi constituído por 3 trabalhos. Em um segundo momento, analisamos as informações empíricas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2011) em duas etapas: 1 unitarização e categorização dos títulos e resumos dos trabalhos; 2 unitarização e categorização dos trabalhos completos na íntegra. Nesses dois momentos do processo, foram construídas três categorias finais, sendo que optamos por discutir e teorizar acerca de apenas uma delas, ou seja, “Práticas Docentes e a Formação inicial e continuada de Professores para inclusão de pessoas com deficiência física no ensino regular”, no sentido de conhecer mais as dificuldades e potencialidades dos professores ao trabalharem com pessoas com deficiência física, e assim poder elencar considerações a respeito. Na revista foi possível concluir que poucas investigações se têm feito acerca da inclusão de pessoas com deficiência física no Ensino Regular. Assim discutimos a necessidade de compreender as Necessidades Educacionais Especiais (NEE) desta deficiência, e principalmente priorizar a formação de professores, que mobilize maiores discussões e ações em favor da inclusão educacional de pessoas com deficiência física.
Abstract/Resumen: In this paper we aim to investigate whether the theme "Inclusion of students with physical disabilities in institutions of Regular Education" has been approached in the publications of the Special Education Journal (REE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The main objective of knowing and understanding the difficulties and potentialities of the inclusion of these students in regular education. We conducted a documentary research, having as proposal the analysis of the titles and abstracts of the works published in the Special Education Magazine (REE) between the years 2006 to 2016. At first, we searched the works on the web site of the magazine on the web. Thus, the cut of the research is delimited to 11 volumes of the magazine, 30 editions (27 to 56), with a set of 343 titles analyzed, being 101 selected. Subsequently, we read their summaries in order to verify if the papers with selected titles actually contemplated the physical disability. Thus, our corpus of analysis consisted of 3 papers. In a second moment, we analyze the empirical information through the Discursive Textual Analysis (ATD) proposed by Moraes and Galiazzi (2011) in two stages: 1 unitarization and categorization of the titles and abstracts of the works; 2 unitization and categorization of the complete works in full. In these two moments of the process, three final categories were constructed, and we opted to discuss and theorize about only one of them, that is, "Teaching Practices and Initial and Continued Teacher Training for the inclusion of people with physical disabilities in regular education", In order to know more about the difficulties and potential of teachers when working with people with physical disabilities, and thus to be able to list considerations about them. In the journal it was possible to conclude that little research has been done on the inclusion of people with physical disabilities in Regular Education. Thus we discuss the need to understand the Special Educational Needs (SEN) of this deficiency, and mainly to prioritize teacher training, which mobilizes greater discussions and actions in favor of the educational inclusion of people with physical disabilities.
Palavras-chave: Formação de professores
Pessoas com deficiência física
Pesquisa bibliográfica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4795
Data do documento: 10-Jul-2017
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRZEGOZESKI.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.