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Tipo: Monografia
Título: App inventor 2: estudo propositivo para o ensino de análise combinatória
Autor(es): Hammerich, Keila
Primeiro Orientador: Reichert, Janice Teresinha
Primeiro membro da banca: Kist, Milton
Segundo membro da banca: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de Análise Combinatória para o Ensino Médio, utilizando a plataforma App Inventor 2. Para tanto foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica previamente, para compreender a base teórica que envolve a teoria Construcionista, compreender o conceito de Pensamento Computacional e suas formas de inclusão em sala de aula. Foi abordada a plataforma App Inventor 2 procurando compreender suas funcionalidades como ferramenta de ensino. A proposta de sequência didática apresentada contém cinco atividades e tem o intuito de despertar o interesse do estudante, possibilitando uma melhor aprendizagem do objeto do objeto de conhecimento Análise Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem, Arranjo, Combinação e Permutação Simples. As primeiras quatro atividades são estruturadas de maneira que o estudante, através de um problema proposto, entenda a situação apresentada e consiga generalizar essa situação para realizar a construção de um aplicativo que ajude a resolver o problema inicial. E a quinta atividade propõe o desenvolvimento de uma calculadora combinatória. A sequência das atividades foi estruturada de maneira que os estudantes iniciem com o conteúdo mais simples e evoluam gradativamente em cada atividade, dessa forma o primeiro aplicativo ajudará na construção do segundo e assim por diante. Os pilares do Pensamento Computacional (abstração, reconhecimento de padrões, decomposição e algoritmos) estão identificados em cada etapa desenvolvida, sendo possível visualizar os quatro pilares durante o desenvolvimento das atividades. A proposta envolvendo a utilização do App Inventor 2 busca explorar diversos aspectos matemáticos, buscando estimular a aprendizagem de Análise Combinatória e a compreensão de situações envolvendo esse objeto de conhecimento, apresentando uma forma diferente de aborda-lo em sala de aula, de maneira menos tradicional, tornando o aluno o principal ator em sua aprendizagem
Abstract/Resumen: This work presents a didactic sequence proposal for teaching Combinatorial Analysis for High School, using the App Inventor 2 platform. Thereforewas it was necessary to previously perform a bibliographic search, to understand the teoric base that involves Construcionist Theory, to understand the concept of Computational Thinking and its ways of inclusion in the classroom, the App Inventor 2 platform was approached, trying to understand its functionalities as a teaching tool. The proposed didactic sequence presented contains five activities and is intended to arouse the student's interest, enabling a better learning of the Combinatorial Analysis learning object, addressing: Fundamental Principle of Counting, Arrangement, Combination and Simple Permutation. The first four activities are structured so that the student, through a proposed problem, understands the situation presented and can generalize this situation to build an application that helps to solve the initial problem. And the fifth activity proposes the development of a combinatorial calculator. The sequence of activities was structured so that students start with the simplest content and gradually evolve in each activity, in this way the first application will help in the construction of the second one and so on. The pillars of the Computational Thinking (abstraction, pattern recognition, decomposition and algorithms) are identified in each stage developed, being possible to visualize the four pillars during the development of activities. The proposal involving the use of App Inventor 2 seeks to explore several mathematical aspects, seeking to stimulate the learning of Combinatorial Analysis and the understanding of situations involving this object of knowledge, presenting a different way of approaching it in the classroom, in a less traditional way, making the student the main actor in their learning.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Tecnologias
Matemática
App inventor 2
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4800
Data do documento: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:Matemática

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