Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.contributor.referee1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor José-
dc.creatorDal Piva, Daniela-
dc.date2020-12-18-
dc.date.accessioned2021-12-10T18:39:27Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-12-10T18:39:27Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4801-
dc.description.abstractIn the current scenario of Brazilian education, the importance of digital technologies for teaching becomes great. In this sense, the work presented here aims to investigate: the characteristics assumed by the researches related to the study of functions in Basic Education with Digital Technologies, the most relevant mathematical concepts, their frequency, the software used, the methodology and the approach given to the theme for the Brazilian research published in the annals of the last two ENEMs (National Meeting of Mathematical Education). The research in question is qualitative that considers the documentary analysis for the constitution of the data. For this, 33 works published in the Annals of the XII ENEM (2016) and 22 works published in the Annals of the XIII ENEM (2019), which deal with the study of functions, were analyzed. Data collection took place using an instrument that aimed to raise the essential characteristics in the search for an answer to the research problem. The data, in turn, were organized in tables, from which they were analyzed and presented in content categories also from graphs. In this sense, it was possible to identify the theoretical framework, the research methodology used, the characteristics of each activity developed, the digital technologies used and the approach given to the topic under study, aspects that stood out most in the works present in the ENEMs. There was also an increase in efforts dedicated to the Training of Teachers of Mathematics and Higher Education in addition to Basic Education, as well as the study of functions and instruments that help them, such as Digital Technologies, especially with the GeoGebra software.pt_BR
dc.description.resumoNo atual cenário da educação brasileira, torna-se grande a importância das tecnologias digitais para o ensino. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado tem por objetivo investigar: as características assumidas pelas pesquisas relacionadas ao estudo de funções na Educação Básica com Tecnologias Digitais; os conceitos matemáticos mais relevantes, sua frequência, os softwares utilizados, a metodologia e a abordagem dada ao tema pelas pesquisas brasileiras publicadas nos anais dos dois últimos ENEMs (Encontro Nacional de Educação Matemática). A pesquisa em questão é qualitativa e considera a análise documental para a constituição dos dados. Para isso, foram analisados 33 trabalhos publicados nos Anais do XII ENEM (2016) e 22 trabalhos publicados nos Anais do XIII ENEM (2019), que tratam do estudo de funções. A coleta de dados ocorreu por meio de um instrumento que visava levantar as características essenciais na busca de respostas para o problema de pesquisa. Os dados, por sua vez, foram organizados em tabelas, a partir das quais foram analisados e apresentados em categorias de conteúdo também a partir de gráficos. Neste sentido, foi possível identificar o referencial teórico, a metodologia de pesquisa utilizada, as características de cada atividade desenvolvida, as tecnologias digitais utilizadas e a abordagem dada ao tema em estudo, aspectos que mais se destacaram nos trabalhos presentes nos ENEMs. Observou-se, também, um aumento nos esforços dedicados à Formação de Professores de Matemática e Ensino Superior além da Educação Básica, bem como ao estudo de funções e instrumentos que os auxiliem, como as Tecnologias Digitais, em especial com o software GeoGebra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-11-26T14:31:34Z No. of bitstreams: 1 DAL PIVA.pdf: 1872304 bytes, checksum: 2816e3cd54477b0196e249055a416c55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T18:39:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DAL PIVA.pdf: 1872304 bytes, checksum: 2816e3cd54477b0196e249055a416c55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T18:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAL PIVA.pdf: 1872304 bytes, checksum: 2816e3cd54477b0196e249055a416c55 (MD5) Previous issue date: 2020-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectSoftware Geogebrapt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.titlePesquisas sobre o estudo de funções com tecnologias digitais nos dois últimos Enemspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAL PIVA.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.