Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Silva , Rodrigo Manoel Dias da-
dc.contributor.referee3Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorDetoni, Dirceu João-
dc.date2016-01-07-
dc.date.accessioned2017-06-22T17:02:42Z-
dc.date.available2017-06-22T17:02:42Z-
dc.date.issued2016-01-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/481-
dc.description.abstractThe high rate of dropout in higher education remains as a problem that should be the interest not only of higher education institutions and education authorities, but also of society, the reason for the university. More than the private universities, the public ones owe a positive response to the citizen who contributes to its maintenance. With this understanding, this study aims to identify and understand the student evasion in Social Sciences Degree Course at the Federal University of the Border South, Campus Erechim, starting from the study of the causes that lead students to disconnect themselves from university courses. The analysis of the theoretical production that addresses evasion, their academic and social implications, and the study focuses on the phenomenon in the framework of the Campus of Erechim UFFS and Bachelor of Social Sciences. It is proposed to contribute with new elements, presenting questions, but also, pointing measures that may be useful for the continuity of a necessary discussion to the confrontation of the problem.pt_BR
dc.description.resumoA alta taxa de evasão no ensino superior mantém-se como um problema que deve ser do interesse não só das instituições de ensino superior e das autoridades da educação, mas também da sociedade, a razão de ser da universidade. Mais que as instituições universitárias particulares, as públicas devem uma resposta positiva ao cidadão que contribui para a sua manutenção. Com esse entendimento, este trabalho objetiva identificar e entender a evasão discente no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, a partir do estudo das causas que levam os alunos a desligarem-se dos cursos universitários. Da análise da produção teórica que aborda a evasão, suas implicações acadêmicas e sociais, o estudo foca o fenômeno no âmbito do Campus Erechim da UFFS e em sua Licenciatura em Ciências Sociais. Propõe-se a contribuir com novos elementos, apresentando questionamentos, mas também, apontando medidas que podem ser úteis para a continuidade de uma discussão necessária para o enfrentamento do problema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-06-22T16:34:54Z No. of bitstreams: 1 DETONI.pdf: 623075 bytes, checksum: 8ec6eed0e8363bd0770c55c2c602d6ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T17:02:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DETONI.pdf: 623075 bytes, checksum: 8ec6eed0e8363bd0770c55c2c602d6ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T17:02:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DETONI.pdf: 623075 bytes, checksum: 8ec6eed0e8363bd0770c55c2c602d6ec (MD5) Previous issue date: 2016-01-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEvasão discentept_BR
dc.subjectCiências Sociaispt_BR
dc.titleUm estudo sobre a evasão no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechimpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DETONI.pdf608,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.