Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicolay, Deniz Alcione-
dc.date.accessioned2017-06-22T17:48:13Z-
dc.date.available2017-06-22-
dc.date.available2017-06-22T17:48:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage3pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.issn2177-6210pt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/482-
dc.description.abstractThis article discusses the implications of the concept of childhood inside the Great Didactic. It doesn’t share an historical perspective, but a genealogic inspiration motivated in Friedrich Nietzsche’s philosophy. In this way, it accompanies the didactic principles of the Moravy clergyman with the intention of analyze the evaluative weight that such proposal exercised on the childish. It checks the mystical-theological character of that concept, as well as its worldwide through the standardization of the teaching methods. It also tries to emphasize the use of images in the internalization process of a conscience, eternal dependent and unfi nished, such as of the subject in modernity. Finally, it is constituted in the tentative of unveiling the symbolic character of the education principles of an odd work in the scenery of Education History and, above all, of the childhood.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute as implicações do conceito de infância contido na Didática de Comenius. Ele não partilha de uma perspectiva histórica, mas de uma inspiração genealógica fundamentada na filosofia de Friedrich Nietzsche. Dessa forma, acompanha os princípios didáticos do pastor Morávio, com o intuito de analisar o peso valorativo que tal proposta exerceu sobre os infantis. Verifica, assim, o caráter místico-teológico desse conceito, bem como sua universalização a partir da padronização dos métodos de ensino. Procura enfatizar, ainda, o uso de imagens no processo de interiorização de uma consciência eternamente dependente e inacabada, como a do sujeito na modernidade. Por fim, constitui-se em uma tentativa de desvelar o caráter simbólico dos princípios educativos de uma obra ímpar no cenário da História da Educação e, sobretudo, da infância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T17:47:51Z No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 475096 bytes, checksum: 00e7e53c62b37fb62ac6c3af9a0566cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T17:48:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 475096 bytes, checksum: 00e7e53c62b37fb62ac6c3af9a0566cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T17:48:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 475096 bytes, checksum: 00e7e53c62b37fb62ac6c3af9a0566cc (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNISINOSpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Unisinospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDidática Magnapt_BR
dc.subjectComeniuspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFilosofia da Educaçãopt_BR
dc.titleA noção de infância na Didática Magna de Comeniuspt_BR
dc.title.alternativeThe notion of childhood in Great Didactic of Comeniuspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLAY.pdf463,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.