Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicolay, Deniz Alcione-
dc.date.accessioned2017-06-22T17:49:37Z-
dc.date.available2017-06-22-
dc.date.available2017-06-22T17:49:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage43pt_BR
dc.citation.epage51pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22067pt_BR
dc.identifier.issn2179-8427pt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/483-
dc.description.abstractThis article deals with the Christian moral and ethics from the perspective of the philosophy of Nietzsche (1844-1900). In this sense, it seeks to place the ascetic ideal within the Modern Pedagogy. Thus acknowledges the formation of historical typologies in the schooling process. Such types are aggregated to the figure of the infant, especially in the pedagogical work of Erasmus (1466-1536) and Comenius (1592-1670). So it tries to draw parallels between the religious reforms of the sixteenth century, conceptions of childhood from the period and between the formative views of these two thinkers. It also includes the concepts of noble and slave (Nietzsche) and uses them to interpret the ethical and moral content of the postulates that crystallized around the infant, i.e., beyond the historiographical rigor, this article seeks to spark a kind of dramatic reading of his characters.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata da moral e da ética cristã na perspectiva da filosofia de Nietzsche (1844-1900). Nesse sentido, procura situar o ideal ascético no interior da Pedagogia Moderna. Reconhece, assim, a formação de tipologias históricas no processo de escolarização. Tais tipologias são agregadas à figura do infantil, sobretudo na obra pedagógica de Erasmo (1466-1536) e Comenius (1592-1670). Por isso, procura traçar paralelos entre as reformas religiosas do século XVI, as concepções de infância do período e entre as visões formativas desses dois pensadores. Opera, inclusive, com os conceitos de nobre e escravo (de Nietzsche) e os utiliza para interpretar o teor ético e moral dos postulados que se cristalizaram em torno do infantil. Ou seja, para além da rigorosidade historiográfica, esse artigo procura deflagrar uma espécie de leitura dramática de seus personagenspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T17:33:54Z No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 285115 bytes, checksum: eea4536997be51b90e83eaa337bcdbf8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T17:49:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 285115 bytes, checksum: eea4536997be51b90e83eaa337bcdbf8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T17:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 285115 bytes, checksum: eea4536997be51b90e83eaa337bcdbf8 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.relation.ispartofImagens da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectIdeal ascéticopt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectComeniuspt_BR
dc.subjectErasmopt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleInfância, moral e ética em Erasmo e Comenius: uma leitura a partir da filosofia de Friedrich Nietzschept_BR
dc.title.alternativeChildhood, morals and ethics in Erasmus and Comenius: a reading from the philosophy of Friedrich Nietzschept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLAY.pdf278,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.