Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/483
Type: Artigo de Periódico
Título : Infância, moral e ética em Erasmo e Comenius: uma leitura a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche
Otros títulos : Childhood, morals and ethics in Erasmus and Comenius: a reading from the philosophy of Friedrich Nietzsche
Author: Nicolay, Deniz Alcione
Resume: Este artigo trata da moral e da ética cristã na perspectiva da filosofia de Nietzsche (1844-1900). Nesse sentido, procura situar o ideal ascético no interior da Pedagogia Moderna. Reconhece, assim, a formação de tipologias históricas no processo de escolarização. Tais tipologias são agregadas à figura do infantil, sobretudo na obra pedagógica de Erasmo (1466-1536) e Comenius (1592-1670). Por isso, procura traçar paralelos entre as reformas religiosas do século XVI, as concepções de infância do período e entre as visões formativas desses dois pensadores. Opera, inclusive, com os conceitos de nobre e escravo (de Nietzsche) e os utiliza para interpretar o teor ético e moral dos postulados que se cristalizaram em torno do infantil. Ou seja, para além da rigorosidade historiográfica, esse artigo procura deflagrar uma espécie de leitura dramática de seus personagens
Resumen : This article deals with the Christian moral and ethics from the perspective of the philosophy of Nietzsche (1844-1900). In this sense, it seeks to place the ascetic ideal within the Modern Pedagogy. Thus acknowledges the formation of historical typologies in the schooling process. Such types are aggregated to the figure of the infant, especially in the pedagogical work of Erasmus (1466-1536) and Comenius (1592-1670). So it tries to draw parallels between the religious reforms of the sixteenth century, conceptions of childhood from the period and between the formative views of these two thinkers. It also includes the concepts of noble and slave (Nietzsche) and uses them to interpret the ethical and moral content of the postulates that crystallized around the infant, i.e., beyond the historiographical rigor, this article seeks to spark a kind of dramatic reading of his characters.
Palabras clave : Filosofia da educação
Ideal ascético
Nietzsche
Comenius
Erasmo
Cristianismo
Educação infantil
Humanismo
Ética
Pedagogia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Estadual de Maringá
Acronym of the institution: UEM
Type of Access: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22067
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/483
Fecha de publicación : 2014
metadata.dc.relation.ispartof: Imagens da Educação
metadata.dc.citation.issue: 1
metadata.dc.citation.volume: 4
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NICOLAY.pdf278,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.