Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4842
Tipo: Monografia
Título: Processo de enfermagem: uma análise a luz das melhores práticas
Autor(es): Pendon, Rafaela
Primeiro Orientador: Maestri, Eleine
Primeiro coorientador: Bitencourt, Julia Valéria de Oliveira Vargas
Primeiro membro da banca: Lima, Julyane Felipette
Segundo membro da banca: Adamy, Edlamar Katia
Resumo: O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento metodológico utilizado para tornar a assistência sistematizada, com o objetivo de promover a qualidade no cuidado prestado ao paciente. Em consonância com as concepções de melhores práticas, a literatura da área indica que a utilização do PE, proporciona uma assistência individualizada, visibilidade para as ações dos enfermeiros e potencializa o conhecimento teórico dos profissionais que irão realizar as respectivas etapas do processo. Trata-se de um estudo que teve como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto, de um Hospital de Ensino acerca da implantação/implementação do Processo de Enfermagem (PE) e suas respectivas etapas sob a ótica do desenvolvimento de uma melhor prática. Utilizou-se a pesquisa qualitativa exploratória descritiva, considerando como instrumento de coleta questões norteadoras aplicadas em um grupo focal. Os participantes da pesquisa foram um total de sete enfermeiras da Unidade de terapia Intensiva (UTI), respeitando os critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2019 no mês de Setembro, considerando a análise de conteúdo de Bardin (2012). Por meio das análises emergiram duas categorias intituladas: “A criação de um modelo para operacionalizar o Processo de Enfermagem na prática clínica: O desenvolvimento de um melhor prática”, e, “Sustentando a implementação de uma tecnologia do PE na prática clínica: A guisa das melhores práticas”, discutindo questões que surgiram durante as falas. Conclui-se que diante da perspectiva dos enfermeiros acerca da operacionalização desenvolvida para implementar o PE, os enfermeiros mencionam características que conferem aos atributos de uma melhor prática, logo, fica implícito a relevância deste tipo de estudo que permite analisar propostas de novas tecnologias para colocar em prática de maneira consistente a metodologia do PE e que integração entre instituições de ensino e serviço de saúde é importante para que estudos continuem sendo realizados para o aperfeiçoamento dos profissionais e estudantes visando a qualidade no cuidado prestado ao paciente.
Abstract/Resumen: The Nursing Process (NP) is a methodological instrument used to make care systematized, with the objective of promoting quality care provided to patients. In line with the best practices conceptions, the literature of the area indicates that the use of PE provides individualized assistance, visibility for nurses' actions and enhances the theoretical knowledge of professionals who will perform the respective steps of the process. This study aimed to analyze the perception of nurses from an Adult Intensive Care Unit, a Teaching Hospital about the implementation / implementation of the Nursing Process (PE) and its respective stages from the perspective of the development of a best practice. Descriptive exploratory qualitative research was used, considering as a collection instrument guiding questions applied in a focus group. The research participants were a total of seven intensive care unit (ICU) nurses, respecting the inclusion and exclusion criteria. Data were collected in the second half of 2019 in September, considering the content analysis of Bardin (2012). Through the analysis, two categories emerged: “The creation of a model to operationalize the Nursing Process in clinical practice: The development of a best practice”, and, “Sustaining the implementation of an EP technology in clinical practice: The guideline best practices, “discussing issues that arose during the speeches. It can be concluded that from the nurses' perspective on the operationalization developed to implement the NP, the nurses mention characteristics that give the attributes of a best practice, therefore, it is implicit the relevance of this type of study that allows to analyze proposals of new technologies to put consistent practice of the EP methodology and that integration between educational institutions and health service is important so that studies continue to be carried out to improve professionals and students aiming at the quality of patient care.
Palavras-chave: Enfermagem
Atenção à saúde
Conhecimento
Unidade de terapia Intensiva
Prática profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4842
Data do documento: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PENDON.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.