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Type: Monografia
Title: O posicionamento de uma central de cooperativas de crédito frente o advento dos bancos digitais
Author: Bettiato, Jairson Jardel
First advisor: Kroth, Darlan Christiano
metadata.dc.contributor.referee1: Fossá, Juliano Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Geremia, Fabiano
Resume: Durante as últimas três décadas a tecnologia bancária apresentou acelerada evolução provinda de amplos investimentos e parcerias das instituições financeiras com empresas de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) que viabilizou o surgimento e a entrada de novos concorrentes no setor, as fintechs, embrião dos bancos digitais. Paralelo a esse movimento de inovações em produtos e serviços, o setor bancário brasileiro vem observando a expansão das cooperativas de crédito. Esses fatores alteraram o ambiente competitivo do setor financeiro brasileiro. Neste contexto, esse estudo tem como objetivo geral analisar potenciais efeitos do advento dos bancos digitais sobre a atuação de uma central de cooperativas de crédito. Pesquisa essa, caracterizada como qualitativa com fins exploratório e descritivo. No que diz respeito à coleta de dados, a mesma foi elaborada utilizando pesquisa bibliográfica tendo como base a escola de posicionamento de Porter (1989) e estudo de caso através de questionário semiestruturado tendo como sujeitos, diretores da organização pesquisada. Os resultados apontam que a central cooperativa de crédito apresenta um escopo competitivo totalmente contrário ao escopo dos bancos digitais. Apresenta ao mercado uma vantagem competitiva no enfoque de alvo estreito e regional. e diferenciação na prestação de serviços de forma física tendo personalização, qualidade e eficiência como ponto forte. Também revelou que, apesar disso, a cooperativa sofre influência direta dos bancos digitais em seu ambiente competitivo representando ameaças na retenção e fidelização de seus associados, principalmente os mais jovens, público mais propenso a migrar da cooperativa para os bancos digitais. O trabalho também expôs pontos a serem considerados em um eventual desenvolvimento de estratégias voltadas a fidelização dos associados da cooperativa.
Abstract: Over the past few decades, banking technology has evolved rapidly. This evolution comes from the investments and partnerships of financial institutions with Information and Communication Technologies companies. This enabled the emergence and entry of new competitors in the sector, fintechs, the embryo of digital banks. Parallel to this movement of innovations in products and services, the Brazilian banking sector has been observing the expansion of credit unions. These factors changed the competitive environment for Brazilian finance. In this context, this study aims to analyze the potential effects of the advent of digital banks on the performance of a central credit unions. This research, characterized as qualitative with exploratory and descriptive purposes. With regard to data collection, it was elaborated using bibliographical research, based on the positioning school of Porter (1989). The case study was elaborated through a semi­structured questionnaire having as subjects, directors of the researched organization. The results show that a central credit union has a competitive scope that is totally contrary to the scope of digital banks. The cooperative presents the market with a competitive advantage in the narrow­targeted, regional approach. Focus on differentiation in the provision of services in a physical form, with personalization, quality and efficiency as a strong point. It also revealed that, despite this, the cooperative is directly influenced by digital banks in its competitive environment. It represents a threats in the retention and loyalty of its members, especially the younger ones, who are more likely to migrate from the cooperative to digital banks. The work also exposed points to be considered in an eventual development of strategies aimed at the loyalty of cooperative members.
Keywords: Cooperativa de crédito
Cooperativismo
Economia
Bancos
Tecnologias
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4878
Issue Date: 7-Oct-2021
Appears in Collections:Administração

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