Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4881
Tipo: Monografia
Título: Dificuldades que as mulheres empreendedoras enfrentaram durante a pandemia do covid-19 e as soluções práticas aplicadas por elas
Autor(es): Alves, Brenda Fernanda
Primeiro Orientador: Tonin, Graziela Simone
Primeiro membro da banca: Cassol, Alessandra
Segundo membro da banca: Labes, Emerson Moises
Resumo: Nos últimos anos tem se falado muito em empreendedorismo, sobretudo o feminino. Muitas mulheres vêm buscando mais alternativas de se colocar no mercado de trabalho de forma mais independente e empreender é uma delas. Diante de todos os desafios e conquistas que as mulheres têm vivido ao longo das últimas décadas, em 2020 todos foram surpreendidos com a pandemia da Covid-19, tornando o sistema de saúde caótico, gerando incertezas em todos os sentidos, principalmente no setor econômico, afetando diretamente os empreendedores que precisaram se reinventar, encontrar novas oportunidades e adaptar-se a elas. Tendo em vista esse cenário, a pesquisa possui o objetivo de compreender quais os principais desafios das mulheres empreendedoras e as soluções aplicadas para contorná-los. Com o intuito de entender tal tema, foi aplicado um questionário online com quatorze questões. Esse estudo caracterizase como qualitativa, exploratória, descritiva e contou com quarenta empreendedoras respondentes. Diante das análises é possível identificar que temos uma quantidade significativa de mulheres maduras que tem empresas recentes, entre dois e cinco anos, com alto grau de escolaridade, maioria casadas e metade delas com filhos. Tiveram como principais dificuldades a queda nas vendas e problemas financeiros, além de saúde mental e física abalada, problemas com matéria prima, fornecedores e outros. Visando contornar os desafios, investiram em mídias sociais, inovaram em produtos e serviços, alteraram as formas de atendimento, promoveram mudança nos horários, buscaram por capacitações, cada uma visando atender suas necessidades específicas. Grande parte delas conseguiram contar com apoio da família, maridos e algumas com instituições financeiras, grupo de empreendedoras e projetos do governo, reinventando seus negócios com soluções práticas para administrar os desafios. Destaca-se que os aspectos desenvolvidos nesse trabalho visam contribuir com estudos referentes a área do empreendedorismo dentro da pandemia recente da Covid-19 e a partir dele entender e sugerir formas de fomentar o empreendedorismo, principalmente feminino.
Abstract/Resumen: In recent years, there has been much talk about entrepreneurship, especially among women. Many women have been looking for more alternatives to place themselves in the labor market in a more independent way, and entrepreneurship is one of them. Given all the challenges and achievements that women have experienced over the last decades, in 2020, everyone was surprised by the Covid-19 pandemic, making the health system chaotic, generating uncertainties in all directions, especially in the economic sector, directly affecting entrepreneurs who needed to reinvent themselves, find new opportunities and adapt to them. Given this scenario, the research aims to understand the main challenges women entrepreneurs face and the solutions applied to overcome them. To understand this theme, an online questionnaire with fourteen questions was applied. This study is characterized as qualitative, exploratory, descriptive and had forty respondent entrepreneurs. Based on the analysis, it is possible to identify that we have a significant number of mature women who have recent companies, between two and five years old, with a high level of education, most of them married and half of them with children. Their main difficulties were the drop in sales and financial problems, in addition to mental and physical health problems, problems with raw materials, suppliers and others. Aiming to overcome the challenges, they invested in social media, innovated in products and services, changed the forms of service, promoted changes in schedules, sought training, each one aiming to meet their specific needs. Most of them were able to count on the support of their families, husbands and some with financial institutions, a group of entrepreneurs and government projects, reinventing their businesses with practical solutions to manage the challenges. It is noteworthy that the aspects developed in this work aim to contribute to studies related to entrepreneurship within the recent Covid-19 pandemic and from it to understand and suggest ways to foster entrepreneurship, especially females.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Mulheres
Pandemia
Covid-19
Trabalho feminino
Economia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4881
Data do documento: 9-Set-2021
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES.pdf943,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.