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Tipo: Monografia
Título: Cocriação de valor: as contribuições desta estratégia para empresas do setor de turismo, sob a perspectiva do cenário pandêmico
Autor(es): Mathias, Tainá Fatima
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Primeiro coorientador: Cassol, Alessandra
Primeiro membro da banca: Maia, Fabrício Simplicio
Resumo: Com o advento da pandemia originada pelo COVID-19, onde o distanciamento e o isolamento social foram as principais recomendações dos órgãos máximos, para evitar a propagação da contaminação, o sistema econômico em esfera mundial sofreu impactos, cabendo às organizações se adaptarem à este novo cenário imposto. A condição de moldar-se a este novo cenário tornou-se mais dificultosa para as empresas que atuam com serviços, e principalmente aos serviços em que o consumidor precisa estar presencialmente no ato, como é o caso do setor de turismo. Visando portanto encontrar formas de melhor recuperação econômica deste setor, esta pesquisa buscou verificar como o processo de cocriação de valor acontece no setor de turismo, especialmente em um cenário pandêmico. Para compreender o exposto, esta pesquisa caracterizou-se como quantitativa e para a coleta de dados utilizou-se o método survey, com aplicação da escala validada por Ribeiro (2018) exclusivamente para turistas que tiveram alguma experiência turística nos últimos 2 anos, cuja análise de dados se deu por meio da estatística descritiva. Verificou-se portanto que no turismo Brasileiro, a maior força de cocriação de valor encontra-se entre a interação dos indivíduos, especialmente na recomendação-boca-a-boca tradicional vinda de pessoas próximas. Observou-se com nitidez que os turistas não são convidados pelas organizações que constituem a experiência para lhes requerer formas de contribuição e colaboração, para assim identificar pontos fortes e fracos e consequentemente agregar mais valor à empresa, o que viria a preconizar ainda mais a recomendação boca-a-boca entre os próprios turistas. Corroborante à isto, identificou-se que quando as recomendações são dadas pelos turistas de forma espontânea, o reconhecimento por parte das empresas é falho. Este estudo propõe portanto, que as organizações invistam em experiências de qualidade e diferenciadas, e também em interações e bons relacionamentos com seus consumidores. Mostra-se relevante também oferecer atenção a este consumidor no pós-venda, e nesta peculiaridade inclui-se os recursos digitais e redes sociais, para assim viabilizar a recomendação boca-a-boca tradicional e online, que vem a ser uma forma de engajar a empresa e proporcionar alcance a novos potenciais consumidores, para assim reverter em resultado econômico, e desta forma ocorrer uma retomada do setor mais rápida e eficiente.
Abstract/Resumen: With the onset of the pandemic originated by COVID-19, where social distancing and isolation were the main recommendations of higher institutions, to prevent the spread of contamination, the world economic system suffered impacts, and associations are responsible for adapting to this new proposed context. The condition of adapting to this new scenario has become more difficult for companies that work with services, and especially for services in which the consumer needs to be present in person, as is the case in the tourism sector. Aiming, therefore, to find ways of better economic recovery in this sector, this research sought to verify how the value co-creation process takes place in the tourism sector, especially in a pandemic context. To understand the above, this research was characterized as quantitative and for data collection the survey method was used, with application of the scale validated by Ribeiro (2018) exclusively for tourists who had some tourist experience in the last two years, whose analysis data was done through descriptive statistics. It was verified, therefore, that in Brazilian tourism, the greatest strength of value co-creation is found among the interaction of individuals, especially in the traditional word-of-mouth recommendation from close people. It was clearly observed that tourists are not invited by the organizations that constitute the experience to require forms of contribution and collaboration, in order to identify strengths and weaknesses and consequently add more value to the company, which would further advocate the word-of-mouth recommendation among the tourists themselves. Corroborating this, it was identified that when recommendations are given by tourists spontaneously, recognition by companies is lacking. This study therefore proposes that organizations invest in quality and differentiated experiences, as well as in interactions and good relationships with their consumers. It is also relevant to offer attention to this consumer in the after-sales, and this peculiarity includes digital resources and social networks, thus enabling traditional and online word-of-mouth recommendation, which is a way of engaging the company and provide reach to new potential consumers, in order to revert to an economic result, and thus occur a faster and more efficient recovery of the sector.
Palavras-chave: Pandemia
Covid-19
Turismo
Economia
Indústria do turismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4887
Data do documento: 1-Out-2021
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