Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Massaroli, Aline-
dc.contributor.referee1Conceição , Vander Monteiro da-
dc.contributor.referee2Maestri, Eleine-
dc.creatorPercisi, Andressa Reginatto-
dc.date2021-04-24-
dc.date.accessioned2022-01-04T19:12:40Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2022-01-04T19:12:40Z-
dc.date.issued2021-04-24-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4890-
dc.description.abstractPatient safety has been recognized as one of the main fundamentals for the quality of care and to prevent various adverse events that occur during the care process from causing damage to patients. The World Health Organization, as well as national legislation on patient safety, has emphasized the importance of this theme being present throughout the process of training future health professionals, involving and qualifying educational institutions in this process, so that develop a safety culture among professionals. In this context, the importance and responsibility of the educational institutions that train future health professionals has been emphasized, with the awareness of their students about this problem and for training based on the principles of patient safety. This work had as general objective to know how the teaching of patient safety culture has been developed in the professional training process in a Nursing Undergraduate Course at a public university in Southern Brazil and was developed through the case study methodology. Data collection was performed on documents and through the application of a questionnaire to assess the institutional security culture. The population of this research constituted 66 students of the Nursing Undergraduate Course. For data analysis, descriptive statistics were used for the quantitative data of the questionnaire and for documentary analysis and, collective subject discourse for analysis of the qualitative data of the questionnaire. The results are presented in the format of three manuscripts, the first describes how the subject of patient safety is present in the course curriculum, the second addresses the students' perception of patient safety from some dimensions related to the theme and the third presents students' knowledge about patient safety. It was found that the subject of patient safety permeates the professional training process of that course, but there are evident weaknesses that disadvantage the construction and strengthening of the patient safety culture, and it is necessary to seek strategies that favor the development of competencies related to safety of the patient, creating paths for the training of professionals prepared to provide safe, quality and humanized care.pt_BR
dc.description.resumoA segurança do paciente tem sido reconhecida como um dos principais fundamentos para a qualidade da assistência e para evitar que diversos eventos adversos que se apresentam durante o processo assistencial causem danos aos pacientes. A Organização Mundial da Saúde, bem como as legislações nacionais sobre segurança do paciente, tem enfatizado a importância deste tema estar presente durante todo o processo de formação dos futuros profissionais de saúde, envolvendo e qualificando as instituições de ensino neste processo, para que se consiga desenvolver a cultura de segurança entre os profissionais. Neste contexto, tem sido ressaltada a importância e responsabilidade das instituições de ensino que formam os futuros profissionais de saúde, com a sensibilização de seus estudantes para com esta problemática e para uma formação a partir dos princípios da segurança do paciente. Este trabalho teve como objetivo geral conhecer como tem sido desenvolvido o ensino da cultura de segurança do paciente no processo de formação profissional em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil e foi desenvolvido por meio da metodologia de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em documentos e através da aplicação de um questionário para avaliar a cultura de segurança institucional. Constituíram a população desta pesquisa 66 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem. Para análise de dados, foi utilizado a estatística descritiva para os dados quantitativos do questionário e para análise documental e, discurso do sujeito coletivo para análise dos dados qualitativos do questionário. Os resultados são apresentados em formato de três manuscritos, o primeiro descreve como o tema segurança do paciente está presente no currículo do curso, o segundo aborda a percepção dos estudantes sobre a segurança do paciente a partir de algumas dimensões relacionadas ao tema, e o terceiro apresenta os saberes dos estudantes sobre a segurança do paciente. Verificou-se que o tema segurança do paciente permeia o processo de formação profissional do referido curso, porém, há fragilidades evidenciadas que desfavorecem a construção e o fortalecimento da cultura de segurança do paciente, sendo necessário buscar estratégias que favoreçam o desenvolvimento das competências relacionadas à segurança do paciente, criando caminhos para a formação de profissionais preparados para prestar uma assistência segura, de qualidade e humanizadapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-10-22T02:47:44Z No. of bitstreams: 1 PERCISI.pdf: 876781 bytes, checksum: 3da2a36dd8bd3f36a9f5e7e1cb6797f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-04T19:12:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERCISI.pdf: 876781 bytes, checksum: 3da2a36dd8bd3f36a9f5e7e1cb6797f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-04T19:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERCISI.pdf: 876781 bytes, checksum: 3da2a36dd8bd3f36a9f5e7e1cb6797f3 (MD5) Previous issue date: 2021-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnfermeiropt_BR
dc.subjectProfissõespt_BR
dc.titleO ensino da cultura de segurança do paciente na formação profissional do enfermeiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCISI.pdf856,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.