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Type: Monografia
Title: O ensino da cultura de segurança do paciente na formação profissional do enfermeiro
Author: Percisi, Andressa Reginatto
First advisor: Massaroli, Aline
metadata.dc.contributor.referee1: Conceição , Vander Monteiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Maestri, Eleine
Resume: A segurança do paciente tem sido reconhecida como um dos principais fundamentos para a qualidade da assistência e para evitar que diversos eventos adversos que se apresentam durante o processo assistencial causem danos aos pacientes. A Organização Mundial da Saúde, bem como as legislações nacionais sobre segurança do paciente, tem enfatizado a importância deste tema estar presente durante todo o processo de formação dos futuros profissionais de saúde, envolvendo e qualificando as instituições de ensino neste processo, para que se consiga desenvolver a cultura de segurança entre os profissionais. Neste contexto, tem sido ressaltada a importância e responsabilidade das instituições de ensino que formam os futuros profissionais de saúde, com a sensibilização de seus estudantes para com esta problemática e para uma formação a partir dos princípios da segurança do paciente. Este trabalho teve como objetivo geral conhecer como tem sido desenvolvido o ensino da cultura de segurança do paciente no processo de formação profissional em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil e foi desenvolvido por meio da metodologia de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em documentos e através da aplicação de um questionário para avaliar a cultura de segurança institucional. Constituíram a população desta pesquisa 66 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem. Para análise de dados, foi utilizado a estatística descritiva para os dados quantitativos do questionário e para análise documental e, discurso do sujeito coletivo para análise dos dados qualitativos do questionário. Os resultados são apresentados em formato de três manuscritos, o primeiro descreve como o tema segurança do paciente está presente no currículo do curso, o segundo aborda a percepção dos estudantes sobre a segurança do paciente a partir de algumas dimensões relacionadas ao tema, e o terceiro apresenta os saberes dos estudantes sobre a segurança do paciente. Verificou-se que o tema segurança do paciente permeia o processo de formação profissional do referido curso, porém, há fragilidades evidenciadas que desfavorecem a construção e o fortalecimento da cultura de segurança do paciente, sendo necessário buscar estratégias que favoreçam o desenvolvimento das competências relacionadas à segurança do paciente, criando caminhos para a formação de profissionais preparados para prestar uma assistência segura, de qualidade e humanizada
Abstract: Patient safety has been recognized as one of the main fundamentals for the quality of care and to prevent various adverse events that occur during the care process from causing damage to patients. The World Health Organization, as well as national legislation on patient safety, has emphasized the importance of this theme being present throughout the process of training future health professionals, involving and qualifying educational institutions in this process, so that develop a safety culture among professionals. In this context, the importance and responsibility of the educational institutions that train future health professionals has been emphasized, with the awareness of their students about this problem and for training based on the principles of patient safety. This work had as general objective to know how the teaching of patient safety culture has been developed in the professional training process in a Nursing Undergraduate Course at a public university in Southern Brazil and was developed through the case study methodology. Data collection was performed on documents and through the application of a questionnaire to assess the institutional security culture. The population of this research constituted 66 students of the Nursing Undergraduate Course. For data analysis, descriptive statistics were used for the quantitative data of the questionnaire and for documentary analysis and, collective subject discourse for analysis of the qualitative data of the questionnaire. The results are presented in the format of three manuscripts, the first describes how the subject of patient safety is present in the course curriculum, the second addresses the students' perception of patient safety from some dimensions related to the theme and the third presents students' knowledge about patient safety. It was found that the subject of patient safety permeates the professional training process of that course, but there are evident weaknesses that disadvantage the construction and strengthening of the patient safety culture, and it is necessary to seek strategies that favor the development of competencies related to safety of the patient, creating paths for the training of professionals prepared to provide safe, quality and humanized care.
Keywords: Ensino superior
Ensino e aprendizagem
Enfermeiro
Profissões
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4890
Issue Date: 24-Apr-2021
Appears in Collections:Enfermagem

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