Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4897
Tipo: Monografia
Título: Papel da enfermagem nas dimensões de gestão, assistência, ensino e pesquisa durante a pandemia de covid-19
Autor(es): Stertz, Barbara
Primeiro Orientador: Maestri, Eleine
Primeiro coorientador: Brum, Crhis Netto de
Primeiro membro da banca: Bitencourt, Valéria de Oliveira Vargas
Segundo membro da banca: Lima, Julyane Felipette
Resumo: O presente trabalho tem como tema a atuação dos profissionais de enfermagem ao longo da pandemia de COVID-19. O objetivo é compreender o papel da enfermagem nas dimensões de gestão, assistência, ensino e pesquisa durante a pandemia causada pela COVID-19. O protagonismo da enfermagem, assim como, a amplitude de atuação dentro da profissão, fazem do enfermeiro um profissional com muitas facetas que foram demonstradas nos tempos de pandemia, mediante a liderança da equipe, ao assumir a linha de frente no combate ao coronavírus, na produção científica, e na educação acadêmica e popular. Esta pesquisa é oriunda da identificação da importância dos enfermeiros em todas as dimensões do cuidado desde o início da profissão. A metodologia utilizada é o Itinerário de Pesquisa, fundamentada nos pressupostos teóricos da Promoção da Saúde, proposto por Paulo Freire. O Itinerário de Pesquisa é dividido em três etapas interligadas: investigação temática, codificação e descodificação, e desvelamento crítico e é desenvolvido por meio do Círculo de Cultura, o qual foi adaptado para o modo virtual, sendo denominado Círculo de Cultura Virtual. Participaram do Círculo de Cultura Virtual 09 enfermeiros da região Sul do Brasil. Os resultados foram obtidos inicialmente por meio de revisão integrativa com 26 artigos, organizados e analisados em quatro grupos (gestão, assistência, ensino e pesquisa) e serviu para fundamentar o Círculo de Cultura Virtual. Os demais resultados provêm do Círculo de Cultura Virtual. A etapa de investigação temática teve início com a pergunta norteadora da pesquisa, que por sua vez, serviu como base para os Temas Geradores. Partindo dos Temas Geradores, o diálogo permitiu a codificação e descodificação em: emoções que fortalecem a profissão; emoções que estimulam a profissão; e sofrimentos da profissão. O desvelamento crítico propiciou momento para reflexão individual e coletiva sobre as experiências expostas, tendo como resultados: em relação às emoções que fortalecem, os sentimentos de empoderamento, resiliência, gratidão e felicidade. Em relação às emoções que estimulam, os sentimentos de resistência, ser necessário e ser fundamental. E em relação às emoções de sofrimento, os sentimentos de saber respeitar os próprios limites e saber que sofrer faz parte do processo. Conclui-se que houve ampla relevância e protagonismo dos papéis que a enfermagem desempenhou no contexto da pandemia de COVID-19.
Abstract/Resumen: The present work has as its theme the performance of nursing professionals throughout the COVID-19 pandemic. The objective is to understand the role of nursing in the dimensions of management, assistance, teaching and research during the pandemic caused by COVID-19. The role of nursing, as well as the breadth of work within the profession, make nurses a professional with many facets that were demonstrated in times of pandemic, through the leadership of the team, when taking the front line in the fight against coronavirus, in scientific production, and academic and popular education. This research comes from the identification of the importance of nurses in all dimensions of care since the beginning of the profession. The methodology used is the Research Itinerary, based on the theoretical assumptions of Health Promotion, proposed by Paulo Freire. The Research Itinerary is divided into three interconnected stages: thematic investigation, coding and decoding, and critical unveiling and is developed through the Culture Circle, which has been adapted for the virtual mode, being called the Virtual Culture Circle. 09 nurses from the Southern region of Brazil participated in the Virtual Culture Circle. The results were initially obtained through an integrative review with 26 articles, organized and analyzed in four groups (management, assistance, teaching and research) and served to support the Virtual Culture Circle. The other results come from the Virtual Culture Circle. The thematic investigation stage began with the guiding question of the research, which in turn served as a basis for the Generating Themes. Starting from the Generating Themes, the dialogue allowed the encoding and decoding in: emotions that strengthen the profession; emotions that stimulate the profession; and suffering of the profession. The critical unveiling provided a moment for individual and collective reflection on the exposed experiences, resulting in: in relation to the emotions that strengthen them, the feelings of empowerment, resilience, gratitude and happiness. In relation to the emotions they stimulate, the feelings of resistance, to be necessary and to be fundamental. And in relation to the emotions of suffering, the feelings of knowing how to respect one's own limits and knowing that suffering is part of the process. It is concluded that there was a wide relevance and protagonism of the roles that nursing played in the context of the pandemic of COVID- 19
Palavras-chave: Coronavírus
Covid-19
Pandemias
Saúde pública
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4897
Data do documento: 26-Abr-2021
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STERTZ.pdf615,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.