Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4901
Tipo: Monografia
Título: Utilização do brinquedo terapêutico para as crianças que vivenciam o período perioperatório: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Santos, Eliziane dos
Primeiro Orientador: Brum, Crhis Netto de
Primeiro coorientador: Lago, Ana Lucia
Primeiro membro da banca: Potrich, Tassiana
Segundo membro da banca: Trentin , Patrícia Aparecida
Resumo: Introdução: O processo de hospitalização traz mudanças significativas em qualquer fase da vida, principalmente na infância, é vista como uma situação preocupante. Assim a utilização do BT à criança que vivencia o período perioperatório minimiza os traumas causados pelos procedimentos. Tem-se como questão norteadora: o que tem sido produzido pela literatura científica sobre o uso do Brinquedo Terapêutico para as crianças que vivenciam o período perioperatório? E como objetivo: Identificar na literatura científica produzida acerca do uso do BT com crianças que vivenciam o período perioperatório. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura sustentado na prática baseada em evidência. As bases de dados utilizadas foram, Scielo, Lilacs, Medline, Scopus e Cinahl, tendo como critérios de inclusão: os estudos que tivessem seus resumos disponíveis nas bases de dados, na íntegra, online e gratuitos, que fossem em português, inglês ou espanhóis, que apresentassem a utilização do BT no período perioperatório. Foram excluídos os estudos em forma de teses, dissertação, monografias e seus respectivos capítulos, revisões narrativas integrativas e sistemáticas da literatura. A coleta dos dados ocorreu em Dezembro de 2020 a Março de 2021. Resultados: A amostra final da revisão foi composta de 13 estudos primários, os resultados foram divididos em dois momentos: 1) Caracterização dos estudos e principais informações; sendo um estudo de 1996, 1998, 2000, 2002, 2008, 2009, dois de 2010, um de 2013, três de 2014, e um de 2018. Em relação ao idioma, sete estudos foram publicados no Brasil em português e seis estudos publicados nos Estados Unidos em inglês. Dois estudos eram estudos exploratórios descritivos, dois qualitativo descritivo, um qualitativo exploratório, dois quantitativos descritivos exploratórios, um estudo de caso, e um estudo experimental, um experimental analítico, três ensaios clínicos randomizados. 2) Apresentação dos temas: a utilização do BT no período pré- operatório apontado nos estudos E1, E3, E4, E9, E13, relataram o uso do BT no pré-operatório de procedimentos cirúrgicos para reduzir a ansiedade, e sentimentos negativos da cirurgia; utilização do BT no período pós-operatório, mostrado nos estudos E2, E5, E7, E10, que evidenciou o uso do BT como estratégia efetiva na redução do medo, da tensão e da dor da criança durante o curativo pós-cirúrgico; e a utilização do BT no período perioperatório, apresentado nos estudos E6, E8, E11, E12, em todas as fases da cirurgia, relataram o BT como recurso de instrução na fase pré-operatória, além de mencionarem que as crianças permaneceram tranquilas durante a sedação na sala de cirurgia e acordaram menos agitadas, e logo após a anestesia sentiram alivio na redução da dor. Considerações finais: A utilização do BT é eficaz na diminuição da ansiedade, e medo das crianças e dos familiares, e reduz a dor operatória, e contribui para assistência de enfermagem mais humanizada.
Abstract/Resumen: Introduction: The hospitalization process brings significant changes at any stage of life, especially in childhood, it is seen as a worrying situation. Thus, the use of BT for the child who experiences the perioperative period minimizes the trauma caused by the procedures. The guiding question is: what has been produced by the scientific literature on the use of Therapeutic Toys for children who experience the perioperative period? And as an objective: To identify in the scientific literature how BT is developed for children who experience the perioperative period. Method: This is an integrative literature review study based on evidence-based practice. The databases used were Scielo, Lilacs, Medline, Scopus and Cinahl, having as inclusion criteria: studies that had their abstracts available in the databases, in full, online and free, that were in Portuguese, English or Spanish , who presented the use of BT in the perioperative period. Studies in the form of theses, dissertations, monographs and their respective chapters, integrative and systematic narrative reviews of the literature were excluded. Data collection took place in December 2020 to March 2021. Results: The final sample of the review was composed of 13 primary studies, the results were divided into two moments: 1) Characterization of the studies and main information; a study from 1996, 1998, 2000, 2002, 2008, 2009, two from 2010, one from 2013, three from 2014, and one from 2018. Regarding the language, seven studies were published in Brazil in Portuguese and six studies published in the United States in English. Two studies were exploratory descriptive studies, two qualitative descriptive, one qualitative exploratory, two quantitative descriptive exploratory, one case study, and one experimental study, one experimental analytical, three randomized clinical trials. 2) Presentation of the themes: the use of BT in the preoperative period pointed out in studies E1, E3, E4, E9, E13, reported the use of BT in the preoperative of surgical procedures to reduce anxiety, and negative feelings of surgery ; use of BT in the postoperative period, shown in studies E2, E5, E7, E10, which showed the use of BT as an effective strategy to reduce the child's fear, tension and pain during the post-surgical dressing; and the use of BT in the perioperative period, presented in studies E6, E8, E11, E12, in all phases of surgery, reported BT as a resource of instruction in the preoperative phase, in addition to mentioning that the children remained calm during the sedation in the operating room and woke up less agitated, and soon after anesthesia they felt relief in reducing pain. Final considerations: The use of BT is effective in reducing anxiety, and fear of children and family members, and reduces operative pain, and contributes to more humanized nursing care.
Palavras-chave: Pediatria
Brinquedos
Hospitalização
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4901
Data do documento: 19-Mai-2021
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.