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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pierozan, Sandra Simone Hopner | - |
dc.creator | Carraro, Morgane | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T13:05:21Z | - |
dc.date.available | 2021-12-29 | - |
dc.date.available | 2022-01-05T13:05:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4925 | - |
dc.description.resumo | A gestão encontra-se articulada com o trabalho docente. A Resolução CNE/CP n° 2/2015, voltada à formação de professores, aponta a necessidade da implantação de disciplinas de Gestão Escolar/Educacional para a melhor democratização de ensino e gestão, versado as novas atribuições e também a construção de uma escola cada vez mais democrática. Diante da relevância do tema e por ser considerado uma abordagem nova dentro dos cursos de Pedagogia, esse artigo visa analisar as ementas dos cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior da Associação do Municípios do Alto Uruguai (AMAU), do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa documental foi o suporte para o estudo, no que diz respeito à formação inicial do curso de Pedagogia, e inter-relações com os preceitos da Gestão Educacional e Gestão Escolar. Como resultados relevantes, verificou-se que em sua maioria as Instituições de Ensino Superior (IES) estudadas apresentaram a disciplina de Gestão Escolar/Educacional em sua ementa, ainda que em diferentes cargas horárias e em períodos distintos do curso. O exame da bibliografia abordada dentro da disciplina nas IES mostrou que geralmente a abordagem se dá na perspectiva de uma gestão democrática. Por conseguinte, os cursos de Pedagogia aqui observados necessitam atender as Resoluções 01/2006 e 2/2015. A análise dos trabalhos evidencia que as disciplinas são ofertadas em sua maioria de caráter obrigatório e indicam que o egresso do curso terá foco neste eixo durante a formação inicial, embora não igualitariamente em todas as IES. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-04T16:19:39Z No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 191380 bytes, checksum: e820b9443dd252f6b00145beac0fc9a1 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-05T13:05:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 191380 bytes, checksum: e820b9443dd252f6b00145beac0fc9a1 (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de gestores escolares | pt_BR |
dc.subject | Formação do pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Gestão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.title | O ensino de gestão escolar nos cursos de pedagogia: estudo na Região da AMAU-RS | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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