Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4925
Type: Artigo Cientifico
Título : O ensino de gestão escolar nos cursos de pedagogia: estudo na Região da AMAU-RS
Author: Carraro, Morgane
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Resume: A gestão encontra-se articulada com o trabalho docente. A Resolução CNE/CP n° 2/2015, voltada à formação de professores, aponta a necessidade da implantação de disciplinas de Gestão Escolar/Educacional para a melhor democratização de ensino e gestão, versado as novas atribuições e também a construção de uma escola cada vez mais democrática. Diante da relevância do tema e por ser considerado uma abordagem nova dentro dos cursos de Pedagogia, esse artigo visa analisar as ementas dos cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior da Associação do Municípios do Alto Uruguai (AMAU), do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa documental foi o suporte para o estudo, no que diz respeito à formação inicial do curso de Pedagogia, e inter-relações com os preceitos da Gestão Educacional e Gestão Escolar. Como resultados relevantes, verificou-se que em sua maioria as Instituições de Ensino Superior (IES) estudadas apresentaram a disciplina de Gestão Escolar/Educacional em sua ementa, ainda que em diferentes cargas horárias e em períodos distintos do curso. O exame da bibliografia abordada dentro da disciplina nas IES mostrou que geralmente a abordagem se dá na perspectiva de uma gestão democrática. Por conseguinte, os cursos de Pedagogia aqui observados necessitam atender as Resoluções 01/2006 e 2/2015. A análise dos trabalhos evidencia que as disciplinas são ofertadas em sua maioria de caráter obrigatório e indicam que o egresso do curso terá foco neste eixo durante a formação inicial, embora não igualitariamente em todas as IES.
Palabras clave : Currículo de Pedagogia
Formação de gestores escolares
Formação do pedagogo
Gestão Educacional
Gestão Escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4925
Fecha de publicación : dic-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARRARO.pdf186,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.