Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Terra, Mara Teresinha Rodrigues-
dc.creatorSell, Francieli-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-05T13:09:24Z-
dc.date.available2021-12-21-
dc.date.available2022-01-05T13:09:24Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927-
dc.description.resumoO presente estudo reflete a partir das concepções da gestão e de professores sobre a formação continuada. Neste sentido, cumpre um dos requisitos para a conclusão do Curso de Pós-Graduação – Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Tendo por objetivo apresentar e refletir como acontece a formação continuada em dez escolas privadas e dez escolas municipais do município de Erechim, Rio Grande do Sul; por meio de dados coletados por questionários. Busca-se apresentar uma visão de como está a formação continuada na área da educação infantil, o que as pesquisas referentes aos últimos seis anos mostram e também se apresentam contribuições sobre concepções da gestão e formação continuada. Para tanto, baseia-se a fundamentação em Ferreira (2000), Paro (2015), Libâneo (2007, 2013), Almeida (2013), Sartori e Fávero (2020), Sartori e Girardelo (2020), Prada-Alvarado; Freitas; Freitas (2010), dialoga-se também com: Dourado (2007), Nóvoa (1995), LDB (1996), Bardin (2010), entre outros. A análise é do tipo bibliográfica, articulada a pesquisa qualitativ mara.terra11@gmail.coma e de campo, com dados coletados através de questionário eletrônico alocado na plataforma Google Formulários. Com base nestes dados, foram construídos gráficos e quadros com a intenção de mostrar a visão dos professores e gestores, que responderam ao questionário, sobre a formação continuada na educação infantil. Os dados apresentados servem de base para uma reflexão sobre o tema abordado, pois acredita-se que aperfeiçoar e qualificar a sua prática enquanto gestor e professor é fundamental. Os resultados obtidos demonstraram um recorte da formação continuada na educação infantil, pode-se conhecer melhor as fragilidades, suas necessidades e a importância das formações, destacando-se a importância de se fazer formação, da participação e envolvimento de toda equipe e a reflexão e reconstrução da prática educativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-03T13:07:47Z No. of bitstreams: 1 SELL.pdf: 366716 bytes, checksum: c4ea0b13b44c6840953d9b5846831aad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-05T13:09:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SELL.pdf: 366716 bytes, checksum: c4ea0b13b44c6840953d9b5846831aad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-05T13:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SELL.pdf: 366716 bytes, checksum: c4ea0b13b44c6840953d9b5846831aad (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.titlePossibilidades e desafios dos gestores e professores sobre a formação continuada na Educação Infantilpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SELL.pdf358.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.