Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Terra, Mara Teresinha Rodrigues | - |
dc.creator | Sell, Francieli | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T13:09:24Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21 | - |
dc.date.available | 2022-01-05T13:09:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo reflete a partir das concepções da gestão e de professores sobre a formação continuada. Neste sentido, cumpre um dos requisitos para a conclusão do Curso de Pós-Graduação – Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Tendo por objetivo apresentar e refletir como acontece a formação continuada em dez escolas privadas e dez escolas municipais do município de Erechim, Rio Grande do Sul; por meio de dados coletados por questionários. Busca-se apresentar uma visão de como está a formação continuada na área da educação infantil, o que as pesquisas referentes aos últimos seis anos mostram e também se apresentam contribuições sobre concepções da gestão e formação continuada. Para tanto, baseia-se a fundamentação em Ferreira (2000), Paro (2015), Libâneo (2007, 2013), Almeida (2013), Sartori e Fávero (2020), Sartori e Girardelo (2020), Prada-Alvarado; Freitas; Freitas (2010), dialoga-se também com: Dourado (2007), Nóvoa (1995), LDB (1996), Bardin (2010), entre outros. A análise é do tipo bibliográfica, articulada a pesquisa qualitativ mara.terra11@gmail.coma e de campo, com dados coletados através de questionário eletrônico alocado na plataforma Google Formulários. Com base nestes dados, foram construídos gráficos e quadros com a intenção de mostrar a visão dos professores e gestores, que responderam ao questionário, sobre a formação continuada na educação infantil. Os dados apresentados servem de base para uma reflexão sobre o tema abordado, pois acredita-se que aperfeiçoar e qualificar a sua prática enquanto gestor e professor é fundamental. Os resultados obtidos demonstraram um recorte da formação continuada na educação infantil, pode-se conhecer melhor as fragilidades, suas necessidades e a importância das formações, destacando-se a importância de se fazer formação, da participação e envolvimento de toda equipe e a reflexão e reconstrução da prática educativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-03T13:07:47Z No. of bitstreams: 1 SELL.pdf: 366716 bytes, checksum: c4ea0b13b44c6840953d9b5846831aad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-05T13:09:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SELL.pdf: 366716 bytes, checksum: c4ea0b13b44c6840953d9b5846831aad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-05T13:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SELL.pdf: 366716 bytes, checksum: c4ea0b13b44c6840953d9b5846831aad (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Gestores | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e desafios dos gestores e professores sobre a formação continuada na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.