Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Possibilidades e desafios dos gestores e professores sobre a formação continuada na Educação Infantil |
Autor(es): | Sell, Francieli |
Primeiro Orientador: | Terra, Mara Teresinha Rodrigues |
Resumo: | O presente estudo reflete a partir das concepções da gestão e de professores sobre a formação continuada. Neste sentido, cumpre um dos requisitos para a conclusão do Curso de Pós-Graduação – Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Tendo por objetivo apresentar e refletir como acontece a formação continuada em dez escolas privadas e dez escolas municipais do município de Erechim, Rio Grande do Sul; por meio de dados coletados por questionários. Busca-se apresentar uma visão de como está a formação continuada na área da educação infantil, o que as pesquisas referentes aos últimos seis anos mostram e também se apresentam contribuições sobre concepções da gestão e formação continuada. Para tanto, baseia-se a fundamentação em Ferreira (2000), Paro (2015), Libâneo (2007, 2013), Almeida (2013), Sartori e Fávero (2020), Sartori e Girardelo (2020), Prada-Alvarado; Freitas; Freitas (2010), dialoga-se também com: Dourado (2007), Nóvoa (1995), LDB (1996), Bardin (2010), entre outros. A análise é do tipo bibliográfica, articulada a pesquisa qualitativ mara.terra11@gmail.coma e de campo, com dados coletados através de questionário eletrônico alocado na plataforma Google Formulários. Com base nestes dados, foram construídos gráficos e quadros com a intenção de mostrar a visão dos professores e gestores, que responderam ao questionário, sobre a formação continuada na educação infantil. Os dados apresentados servem de base para uma reflexão sobre o tema abordado, pois acredita-se que aperfeiçoar e qualificar a sua prática enquanto gestor e professor é fundamental. Os resultados obtidos demonstraram um recorte da formação continuada na educação infantil, pode-se conhecer melhor as fragilidades, suas necessidades e a importância das formações, destacando-se a importância de se fazer formação, da participação e envolvimento de toda equipe e a reflexão e reconstrução da prática educativa. |
Palavras-chave: | Formação Continuada Gestão Escolar Educação Infantil Professor Gestores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4927 |
Data do documento: | Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SELL.pdf | 358.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.