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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.creatorSalvi, Luciana Rita Bellincanta-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-05T13:10:31Z-
dc.date.available2021-12-27-
dc.date.available2022-01-05T13:10:31Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4928-
dc.description.resumoO estudo, em tela, tem como objeto de investigação auscultar como a gestão democrática é contemplada nos Planos de Gestão Escolar dos diretores que foram eleitos pela comunidade escolar, valendo-se do referencial teórico de Freire, Dewey e Paro como aportes teóricos fulcrais do objeto de estudo, que neste trabalho, é cotejado com os Planos de Gestão Escolar dos diretores, configurando assim num estudo bibliográfico e documental. O alcance dos objetivos propostos foi alicerçado pelo materialismo histórico-dialético, onde por meio dos princípios da totalidade, movimento e contradição ocorreu o mapeamento de estruturas basilares que possibilitaram a compreensão do objeto investigado, quais sejam: a construção do conceito e as concepções de gestão democrática extraídas dos Planos de Gestão Escolar. Os resultados conferem indicativos que a gestão democrática é um princípio constitucional do ensino público, que precisa mobilizar ações de participação dos segmentos da comunidade escolar na construção/reestruturação do Projeto Político Pedagógico; no Conselho de Classe; na comunidade escolar por vias da Associação de Pais e Professores e Conselho Deliberativo, bem como, na formação de liderança estudantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-03T19:30:27Z No. of bitstreams: 1 SALVI.pdf: 303213 bytes, checksum: bc7fd1f40495ff1c33cc5283ab982aa3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-05T13:10:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SALVI.pdf: 303213 bytes, checksum: bc7fd1f40495ff1c33cc5283ab982aa3 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgestão democráticapt_BR
dc.subjectplanos de gestão escolarpt_BR
dc.subjectconcepções de gestão democráticapt_BR
dc.titleGestão democrática da educação: vozes que ecoam no cotidiano das escolas.pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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