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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Almir Paulo dos | - |
dc.creator | Salvi, Luciana Rita Bellincanta | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T13:10:31Z | - |
dc.date.available | 2021-12-27 | - |
dc.date.available | 2022-01-05T13:10:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4928 | - |
dc.description.resumo | O estudo, em tela, tem como objeto de investigação auscultar como a gestão democrática é contemplada nos Planos de Gestão Escolar dos diretores que foram eleitos pela comunidade escolar, valendo-se do referencial teórico de Freire, Dewey e Paro como aportes teóricos fulcrais do objeto de estudo, que neste trabalho, é cotejado com os Planos de Gestão Escolar dos diretores, configurando assim num estudo bibliográfico e documental. O alcance dos objetivos propostos foi alicerçado pelo materialismo histórico-dialético, onde por meio dos princípios da totalidade, movimento e contradição ocorreu o mapeamento de estruturas basilares que possibilitaram a compreensão do objeto investigado, quais sejam: a construção do conceito e as concepções de gestão democrática extraídas dos Planos de Gestão Escolar. Os resultados conferem indicativos que a gestão democrática é um princípio constitucional do ensino público, que precisa mobilizar ações de participação dos segmentos da comunidade escolar na construção/reestruturação do Projeto Político Pedagógico; no Conselho de Classe; na comunidade escolar por vias da Associação de Pais e Professores e Conselho Deliberativo, bem como, na formação de liderança estudantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-03T19:30:27Z No. of bitstreams: 1 SALVI.pdf: 303213 bytes, checksum: bc7fd1f40495ff1c33cc5283ab982aa3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-05T13:10:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SALVI.pdf: 303213 bytes, checksum: bc7fd1f40495ff1c33cc5283ab982aa3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-05T13:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SALVI.pdf: 303213 bytes, checksum: bc7fd1f40495ff1c33cc5283ab982aa3 (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | planos de gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | concepções de gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática da educação: vozes que ecoam no cotidiano das escolas. | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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