Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4928
Type: Artigo Cientifico
Title: Gestão democrática da educação: vozes que ecoam no cotidiano das escolas.
Author: Salvi, Luciana Rita Bellincanta
First advisor: Santos, Almir Paulo dos
Resume: O estudo, em tela, tem como objeto de investigação auscultar como a gestão democrática é contemplada nos Planos de Gestão Escolar dos diretores que foram eleitos pela comunidade escolar, valendo-se do referencial teórico de Freire, Dewey e Paro como aportes teóricos fulcrais do objeto de estudo, que neste trabalho, é cotejado com os Planos de Gestão Escolar dos diretores, configurando assim num estudo bibliográfico e documental. O alcance dos objetivos propostos foi alicerçado pelo materialismo histórico-dialético, onde por meio dos princípios da totalidade, movimento e contradição ocorreu o mapeamento de estruturas basilares que possibilitaram a compreensão do objeto investigado, quais sejam: a construção do conceito e as concepções de gestão democrática extraídas dos Planos de Gestão Escolar. Os resultados conferem indicativos que a gestão democrática é um princípio constitucional do ensino público, que precisa mobilizar ações de participação dos segmentos da comunidade escolar na construção/reestruturação do Projeto Político Pedagógico; no Conselho de Classe; na comunidade escolar por vias da Associação de Pais e Professores e Conselho Deliberativo, bem como, na formação de liderança estudantil.
Keywords: gestão democrática
planos de gestão escolar
concepções de gestão democrática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4928
Issue Date: Dec-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SALVI.pdf296,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.