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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4929
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.creator | Dendena, Rosicler Lurdes Chiapetti | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T13:12:14Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23 | - |
dc.date.available | 2022-01-05T13:12:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4929 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem, como propósito, refletir sobre alguns princípios importantes no âmbito da gestão democrática para a Educação Infantil. Esta é a primeira etapa da Educação Básica e princípios como autonomia e participação são fundantes para a construção do Projeto Político-Pedagógico. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a fim de que tais princípios fossem apresentados e discutidos na construção do Projeto Político-Pedagógico na escola da infância. O papel da gestão escolar, neste sentido, é essencial para que os profissionais não só compreendam, mas também ajam a partir da autonomia e da participação com e para as crianças. Uma equipe comprometida com esses princípios aproxima a comunidade escolar às tomadas de decisões no coletivo e busca construir um espaço de gestão democrática quando também explicita, nas concepções e ações pedagógicas, a autonomia e a participação na construção do seu Projeto Político-Pedagógico. Concluiu-se que o gestor escolar e profissionais da educação encontram, nos princípios democráticos, a possibilidade de concretizar uma educação que respeite os direitos de aprendizagem das crianças na escola de Educação Infantil, a partir da autonomia e da participação de todos os envolvidos no contexto escolar. Esses princípios garantidos no Projeto Político-Pedagógico podem elevar a qualidade formativa desses profissionais, bem como instituir sentido aquilo que é planejado na escola com e para as crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-03T13:24:13Z No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 379582 bytes, checksum: dd74e5779c058829a1f821fb15769cfa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-05T13:12:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 379582 bytes, checksum: dd74e5779c058829a1f821fb15769cfa (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
dc.title | Princípios democráticos na escola de Educação Infantil: reflexões permanentes | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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