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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorDendena, Rosicler Lurdes Chiapetti-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-05T13:12:14Z-
dc.date.available2021-12-23-
dc.date.available2022-01-05T13:12:14Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4929-
dc.description.resumoO presente artigo tem, como propósito, refletir sobre alguns princípios importantes no âmbito da gestão democrática para a Educação Infantil. Esta é a primeira etapa da Educação Básica e princípios como autonomia e participação são fundantes para a construção do Projeto Político-Pedagógico. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a fim de que tais princípios fossem apresentados e discutidos na construção do Projeto Político-Pedagógico na escola da infância. O papel da gestão escolar, neste sentido, é essencial para que os profissionais não só compreendam, mas também ajam a partir da autonomia e da participação com e para as crianças. Uma equipe comprometida com esses princípios aproxima a comunidade escolar às tomadas de decisões no coletivo e busca construir um espaço de gestão democrática quando também explicita, nas concepções e ações pedagógicas, a autonomia e a participação na construção do seu Projeto Político-Pedagógico. Concluiu-se que o gestor escolar e profissionais da educação encontram, nos princípios democráticos, a possibilidade de concretizar uma educação que respeite os direitos de aprendizagem das crianças na escola de Educação Infantil, a partir da autonomia e da participação de todos os envolvidos no contexto escolar. Esses princípios garantidos no Projeto Político-Pedagógico podem elevar a qualidade formativa desses profissionais, bem como instituir sentido aquilo que é planejado na escola com e para as crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-03T13:24:13Z No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 379582 bytes, checksum: dd74e5779c058829a1f821fb15769cfa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-05T13:12:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 379582 bytes, checksum: dd74e5779c058829a1f821fb15769cfa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-05T13:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENDENA.pdf: 379582 bytes, checksum: dd74e5779c058829a1f821fb15769cfa (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.titlePrincípios democráticos na escola de Educação Infantil: reflexões permanentespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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