Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4929
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Princípios democráticos na escola de Educação Infantil: reflexões permanentes |
Author: | Dendena, Rosicler Lurdes Chiapetti |
First advisor: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Resume: | O presente artigo tem, como propósito, refletir sobre alguns princípios importantes no âmbito da gestão democrática para a Educação Infantil. Esta é a primeira etapa da Educação Básica e princípios como autonomia e participação são fundantes para a construção do Projeto Político-Pedagógico. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a fim de que tais princípios fossem apresentados e discutidos na construção do Projeto Político-Pedagógico na escola da infância. O papel da gestão escolar, neste sentido, é essencial para que os profissionais não só compreendam, mas também ajam a partir da autonomia e da participação com e para as crianças. Uma equipe comprometida com esses princípios aproxima a comunidade escolar às tomadas de decisões no coletivo e busca construir um espaço de gestão democrática quando também explicita, nas concepções e ações pedagógicas, a autonomia e a participação na construção do seu Projeto Político-Pedagógico. Concluiu-se que o gestor escolar e profissionais da educação encontram, nos princípios democráticos, a possibilidade de concretizar uma educação que respeite os direitos de aprendizagem das crianças na escola de Educação Infantil, a partir da autonomia e da participação de todos os envolvidos no contexto escolar. Esses princípios garantidos no Projeto Político-Pedagógico podem elevar a qualidade formativa desses profissionais, bem como instituir sentido aquilo que é planejado na escola com e para as crianças. |
Palabras clave : | Educação Infantil Gestão democrática Autonomia Participação Projeto Político-Pedagógico |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4929 |
Fecha de publicación : | dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DENDENA.pdf | 370,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.