Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4947
Tipo: Monografia
Título: Vacinação contra gripe entre adultos portadores de DCNT’S e idosos usuários da rede urbana de atenção primária à saúde (APS) de Passo Fundo: prevalência, fatores associados e motivos da não adesão
Autor(es): Vilela, Guilherme da Fonseca
Primeiro Orientador: Kunz, Regina Inês
Primeiro membro da banca: Kunz, Regina Inês
Segundo membro da banca: Rosa Filho, Luiz Arthur da
Terceiro membro da banca: Simonetti, Amauri Braga
Resumo: O objetivo do estudo foi estimar a prevalência de vacinação contra Influenza, os fatores associados e os motivos de não adesão em adultos com doenças crônicas e idosos. Foi realizado um estudo transversal de base populacional que entrevistou adultos e idosos atendidos na Atenção Primaria à Saúde da cidade de Passo Fundo/RS. A amostra foi composta por 571 adultos portadores de doença crônicas e 403 idosos. A associação entre a adesão à vacina e as variáveis independentes foram avaliadas por meio do teste de Qui-Quadrado e Regressão de Poisson. As prevalências de vacinação contra gripe foram de 61,2% e 78,6%, entre adultos e idosos, respectivamente. Praticar atividade física no lazer e usar medicamentos diariamente foram fatores associados à vacinação comuns entre os grupos. O diagnóstico de hipertrigliceridemia, não fumar, não consumir bebida alcóolica, polifarmácia, a faixa etária, os anos de escolaridade e o nível de atividade física foram fatores associados a maiores taxas de vacinação entre os adultos com doença crônicas, enquanto os diagnósticos de hipertrigliceridemia, diabetes e HAS, ser portador de doença crônica e ter percepção de saúde excelente foram condições associadas com maiores prevalências de vacinação entre os idosos. Dentre os motivos de não adesão à vacina, os mais citados entre os dois grupos foram desinteresse/falta de tempo e achar desnecessário, além de indisponibilidade da vacina entre os adultos e apresentar reação à vacina entre os idosos. Concluiu-se ser necessário incentivar a vacinação entre pessoas mais jovens, menos saudáveis e que não frequentem os serviços de saúde com tanta frequência.
Palavras-chave: Vacinação
Influenza
Cobertura de serviços públicos de saúde
Doença Crônica
Adultos
Idosos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4947
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERME DA FONSECA VILELA.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.