Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4948
Tipo: Monografia
Título: Internações por condições sensíveis à atenção primária: análise da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, 2010 a 2020
Autor(es): Fernandes, João Gustavo Pereira
Primeiro Orientador: Rosa Filho, Luiz Artur
Primeiro coorientador: Rabello, Renata dos Santos
Primeiro membro da banca: Rosa Filho, Luiz Artur
Segundo membro da banca: Pulga, Vanderleia Laodete
Terceiro membro da banca: Mota, Júlio Augusto de Souza
Resumo: As Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) correspondem a um conjunto de problemas de saúde que, na falta de atendimento oportuno e efetivo na Atenção Primária à Saúde (APS), resultam em hospitalização. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as ICSAP das regiões pertencentes a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, no período de 2010 a 2020. Trata-se de um estudo ecológico em que se obteve informações relacionadas às ICSAP, internações totais, sexo, faixa etária, região de saúde e cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As informações foram extraídas do Sistema de Informações Hospitalares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do sistema e-Gestor AB. Ocorreram 562.262 internações, 29,3% destas eram sensíveis à Atenção Primária. O coeficiente de ICSAP para o período foi de 23,1/1.000 habitantes. As doenças que mais causaram ICSAP foram pneumonias bacterianas (23,0%), angina (13,3%), e doenças pulmonares (10,2%). As crianças e os idosos foram acometidos mais por pneumonias bacterianas, enquanto os adultos jovens, por infecção no rim e trato urinário. A região de saúde do Botucaraí foi a que apresentou pior cenário, dentre as três analisadas, entretanto, é a que tem maior cobertura da ESF. O fato das pneumonias bacterianas compor o grupo de ICSAP mais prevalente, pode estar relacionado com o clima subtropical e o inverno rigoroso do estado. Sendo assim, para atingir uma redução nas ICSAP, faz-se necessário a criação de estratégias para o fortalecimento e ampliação da APS, para que os pacientes sejam atendidos em um momento oportuno, evitando a sua hospitalização.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Hospitalização
Indicadores de serviços de saúde
Regionalização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4948
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO GUSTAVO PEREIRA FERNANDES.pdf827,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.