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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Almir Paulo dos | - |
dc.creator | Giombelli, Cirlei | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T14:07:45Z | - |
dc.date.available | 2021-12-30 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T14:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4961 | - |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta algumas reflexões sobre a gestão democrática, investigação realizada no período de fevereiro de 2019 a novembro de 2021, o qual tem como objetivo verificar se o acesso ao cargo/função do diretor escolar e a formação continuada, vem ou não, avançando para uma forma mais democrática. Analisa também possíveis avanços ou impasses nesta trajetória. Para compreender e interpretar o objeto investigado, foi adotado a pesquisa documental e bibliográfica embasada principalmente nos dados coletados em pesquisas já desenvolvidas por CRUZ (2015) e OLIVEIRA; GIORDANO (2018), referentes ao acesso ao cargo/função das escolas públicas da Prova Brasil 2007 a 2015 e os dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2018 e 2020; PARO (2003), e pesquisadores da formação continuada como LIMA (2019); RODRIGUES (2018) e BENGA (2021). Os dados quantitativos apontam que referente às formas de acesso ao cargo/função em 2019, metade dos diretores chegaram ao cargo exclusivamente por indicação, sem processos de participação da comunidade escolar. Na formação continuada não temos uma política de formação continuada a nível nacional, encontramos somente algumas ações isoladas a nível estadual e municipal, apontando aqui a necessidade de implementar políticas de formação continuada de estado e não de governos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T15:59:29Z No. of bitstreams: 1 GIOMBELLI.pdf: 513060 bytes, checksum: 7eb3ea6fdff7ad4d0b37f1195b9014dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T14:07:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GIOMBELLI.pdf: 513060 bytes, checksum: 7eb3ea6fdff7ad4d0b37f1195b9014dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-06T14:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIOMBELLI.pdf: 513060 bytes, checksum: 7eb3ea6fdff7ad4d0b37f1195b9014dc (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Mecanismos de escolha | pt_BR |
dc.subject | Diretor escolar | pt_BR |
dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Entraves do acesso ao cargo e a formação continuada do diretor: possibilidades de superação através da gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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