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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.creatorGiombelli, Cirlei-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-06T14:07:45Z-
dc.date.available2021-12-30-
dc.date.available2022-01-06T14:07:45Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4961-
dc.description.resumoO trabalho apresenta algumas reflexões sobre a gestão democrática, investigação realizada no período de fevereiro de 2019 a novembro de 2021, o qual tem como objetivo verificar se o acesso ao cargo/função do diretor escolar e a formação continuada, vem ou não, avançando para uma forma mais democrática. Analisa também possíveis avanços ou impasses nesta trajetória. Para compreender e interpretar o objeto investigado, foi adotado a pesquisa documental e bibliográfica embasada principalmente nos dados coletados em pesquisas já desenvolvidas por CRUZ (2015) e OLIVEIRA; GIORDANO (2018), referentes ao acesso ao cargo/função das escolas públicas da Prova Brasil 2007 a 2015 e os dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2018 e 2020; PARO (2003), e pesquisadores da formação continuada como LIMA (2019); RODRIGUES (2018) e BENGA (2021). Os dados quantitativos apontam que referente às formas de acesso ao cargo/função em 2019, metade dos diretores chegaram ao cargo exclusivamente por indicação, sem processos de participação da comunidade escolar. Na formação continuada não temos uma política de formação continuada a nível nacional, encontramos somente algumas ações isoladas a nível estadual e municipal, apontando aqui a necessidade de implementar políticas de formação continuada de estado e não de governos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T15:59:29Z No. of bitstreams: 1 GIOMBELLI.pdf: 513060 bytes, checksum: 7eb3ea6fdff7ad4d0b37f1195b9014dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T14:07:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GIOMBELLI.pdf: 513060 bytes, checksum: 7eb3ea6fdff7ad4d0b37f1195b9014dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-06T14:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIOMBELLI.pdf: 513060 bytes, checksum: 7eb3ea6fdff7ad4d0b37f1195b9014dc (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectMecanismos de escolhapt_BR
dc.subjectDiretor escolarpt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleEntraves do acesso ao cargo e a formação continuada do diretor: possibilidades de superação através da gestão democráticapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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