Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pierozan, Sandra Simone Hopner-
dc.creatorBasso, Crislaine Vargas-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-06T16:46:16Z-
dc.date.available2021-12-30-
dc.date.available2022-01-06T16:46:16Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4968-
dc.description.resumoEste estudo evidencia os desafios da gestão escolar advindos com o período de pandemia e pós-pandemia e, partindo desta nova realidade socioeducacional, apresenta como objetivo: compreender a organização escolar e os desafios na atuação de gestores escolares de municípios do Rio Grande do Sul no contexto do isolamento social e diante de vivências atípicas na escola, ocasionadas pelo novo coronavírus (COVID-19). O ponto de partida para o estudo foi a reflexão sobre a gestão democrática na educação pública de modo articulado com as condições adversas que as escolas têm vivenciado. Esta pesquisa compreende um estudo de caso de tipologia exploratória e abordagem qualitativa em que além das bibliografias e documentos, considera-se fundamental a pesquisa de campo (entrevistas com secretários de educação, equipe de gestão escolar e professores). Encontrar alternativas para dar continuidade às aulas durante um cenário de pandemia é um tanto desafiador. Assim, os relatos de experiências podem contribuir e potencializar ainda mais a gestão escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-06T16:01:00Z No. of bitstreams: 1 BASSO.pdf: 397757 bytes, checksum: 0b12883a4bf6486002487f53a7ba060e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T16:46:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BASSO.pdf: 397757 bytes, checksum: 0b12883a4bf6486002487f53a7ba060e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-06T16:46:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BASSO.pdf: 397757 bytes, checksum: 0b12883a4bf6486002487f53a7ba060e (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectdesafios educacionaispt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectefeitos da pandemia na educaçãopt_BR
dc.titleDesafios da gestão escolar: tempos de incertezas na escola públicapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BASSO.pdf388.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.