Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4968| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | Desafios da gestão escolar: tempos de incertezas na escola pública |
| Autor(es): | Basso, Crislaine Vargas |
| Primeiro Orientador: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
| Resumo: | Este estudo evidencia os desafios da gestão escolar advindos com o período de pandemia e pós-pandemia e, partindo desta nova realidade socioeducacional, apresenta como objetivo: compreender a organização escolar e os desafios na atuação de gestores escolares de municípios do Rio Grande do Sul no contexto do isolamento social e diante de vivências atípicas na escola, ocasionadas pelo novo coronavírus (COVID-19). O ponto de partida para o estudo foi a reflexão sobre a gestão democrática na educação pública de modo articulado com as condições adversas que as escolas têm vivenciado. Esta pesquisa compreende um estudo de caso de tipologia exploratória e abordagem qualitativa em que além das bibliografias e documentos, considera-se fundamental a pesquisa de campo (entrevistas com secretários de educação, equipe de gestão escolar e professores). Encontrar alternativas para dar continuidade às aulas durante um cenário de pandemia é um tanto desafiador. Assim, os relatos de experiências podem contribuir e potencializar ainda mais a gestão escolar. |
| Palavras-chave: | gestão escolar desafios educacionais educação infantil efeitos da pandemia na educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4968 |
| Data do documento: | Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BASSO.pdf | 388.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.