Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Claudecir dos-
dc.contributor.referee1Peroni, Vera Maria Vidal-
dc.contributor.referee2Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee3Gräff, Patrícia-
dc.creatorCanan, Lauren Pieta-
dc.date2021-12-03-
dc.date.accessioned2022-01-20T13:45:46Z-
dc.date.available2022-01-20-
dc.date.available2022-01-20T13:45:46Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4971-
dc.description.abstractThe Federal Constitution of 1988, throughout Articles 205 to 214, expresses how education, a right of all and a duty of the State and the family (Art. 205), must be promoted and encouraged in society. This constitutional event is the result of a moment in Brazilian history that instituted the democratic rule of law. This state paradigm allows and suggests the development of public policies that overcome social deficits inherited from other state models. However, over the decades after the CF/1988 and the institution of the democratic rule of law, it is clear that the creation, execution and evaluation of public policies were dependent on government policies. In this sense, as the project that gave life to this research was structured, the opportunity emerged and also the need to interact with the investigated object (teacher education policy), from and/or "inside" the Institution. which gives it legitimacy. It is this scenario in which the proposed research was developed. In order to interpret it in the light of reason and criticism, the research sought to answer some questions that address the legal, structural, pedagogical and epistemic conditions of a public policy that, despite being intended to fulfill a social function of the State, to outline the profile of four training policies in four studied government cycles and their relationship with the social function of the State that gives them life. With regard to the methodological approach, it is bibliographical and documentary in nature and used categories inspired by the Content Analysis investigation method. In short, the research presented important aspects when understanding the sociopolitical context and its interference in the execution, development and implementation of a teacher education policy in the democratic rule of law in Brazil. In other words, even with a law that governs and sustains the force correlation game, it comes out at different times (if not at all)pt_BR
dc.description.resumoA Constituição Federal de 1988, ao longo dos Artigos 205 a 214, expressa como a educação, direito de todos e dever do Estado e da família (Art. 205), deve ser promovida e incentivada na sociedade. Esse acontecimento constitucional é fruto de um momento da história brasileira que instituiu o Estado democrático de Direito. Esse paradigma estatal permite e sugere o desenvolvimento de políticas públicas que superem os déficits sociais herdados de outros modelos de Estado. Entretanto, no decorrer das décadas pós-CF/1988 e instituição do Estado democrático de Direito, percebe-se que a criação, execução e avaliação de políticas públicas ficaram na dependência de políticas de governos. Nesse sentido, conforme o projeto que deu vida a essa pesquisa ia sendo estruturado, emergia a oportunidade e, também, a necessidade de interagir com o objeto investigado (políticas de formação de professores), a partir e/ou “por dentro” da Instituição que lhe dá legitimidade. É esse cenário em que a pesquisa proposta foi desenvolvida. Com o propósito de interpretá- lo à luz da razão e da crítica, a pesquisa buscou responder algumas questões que se voltam às condições legais, estruturais, pedagógicas e epistêmicas de uma política pública que, apesar de destinada a cumprir uma função social do Estado, traçar o perfil de quatro políticas de formação em quatro ciclos de governo estudados e sua relação com a função social do Estado que as dá vida. No que se refere à abordagem metodológica, esta é de natureza bibliográfica documental e fez uso de categorias inspirada no método de investigação da Análise de Conteúdo. Em suma a pesquisa apresentou aspectos importantes quando compreendido o contexto sociopolítico e sua interferência na execução, desenvolvimento e implementação de das políticas de formação de professores no Estado democrático de Direito brasileiro. Ou seja, mesmo com uma lei que o rege e sustenta o jogo da correlação da força se sobre sai em diversos momentos (senão em todos).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-01-20T13:22:50Z No. of bitstreams: 1 CANAN.pdf: 849672 bytes, checksum: 77626fa64ebbc5cace849308f0718224 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-20T13:45:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CANAN.pdf: 849672 bytes, checksum: 77626fa64ebbc5cace849308f0718224 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-20T13:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CANAN.pdf: 849672 bytes, checksum: 77626fa64ebbc5cace849308f0718224 (MD5) Previous issue date: 2022-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titlePolíticas de formação de professores nos ciclos de governo do estado democrático de direito brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CANAN.pdf829,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.