Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4972
Type: | Dissertação |
Title: | Formação continuada na escola: o lugar da coordenação pedagógica |
Author: | Theodoro, Nagiba Aloana |
First advisor: | Sartori, Jerônimo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dickel , Adriana |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
Resume: | O estudo busca compreender por que, após a conquista do direito ao planejamento e à formação continuada, os professores apresentam certa indiferença em participar dessas formações. O objetivo do estudo consiste em: conhecer e identificar as concepções de formação continuada em serviço apresentadas pelos professores de uma escola da rede pública estadual do município de Machadinho/RS, quando mediada pela coordenação pedagógica da escola. A investigação foi realizada com o grupo de professores da rede estadual de ensino da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, município de Machadinho. O estudo é de abordagem qualitativa, apoiado nos procedimentos da pesquisa descritivo-analítica, tratando-se de um estudo de caso em que a coleta de dados deu-se através de observações em reuniões pedagógicas e por meio de três encontros no formato de grupo focal. O construto teórico e metodológico embasou-se nos seguintes autores: Imbernón (2006), Freire (1992, 2006), Placco e Souza (2012, 1015, 2019), Sartori, (2011, 2012), Libâneo (2004), Tardif (2002), Pimenta (1999), Sacristán (1999), Nóvoa (1991), Vasconcelos (2006), Gil (1999), Minayo (2001, 2007, 2010, 2014) e Morosini (2014). Fica a constatação de que a indiferença à formação continuada realizada na escola acontece devido à falta de atribuição de sentido aos estudos teóricos e sua relação com a prática pedagógica. No que tange ao trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica, os docentes consideram-no importante pelo auxílio e cooperação no planejamento, sugerindo, ouvindo as angústias, as inseguranças, pautando a formação continuada na escola de acordo com as necessidades apontadas pelos docentes. O diagnóstico produzido por meio do diálogo estabelecido com os participantes permitiu elaborar um projeto de formação continuada a ser desenvolvido durante o ano letivo de 2022, o qual visa referendar a escola como um espaço de compartilhamento de experiências e de formação continuada, incentivando os professores a assumir uma postura de emancipação frente as demandas educacionais. Assim, o estudo buscará atender aos anseios dos docentes e às próprias necessidades da escola. |
Abstract: | The study seeks to understand why, after winning the right to planning and continuing education, teachers show a certain indifference in participating in training. The aim of the study is: to know and identify the concepts of in-service continuing education presented by teachers at a public school in the city of Machadinho/RS, when mediated by the school's pedagogical coordination. The investigation was carried out with a group of teachers from the state education system at the Castro Alves State High School, municipality of Machadinho. The study has a qualitative approach, supported by the procedures of descriptive-analytic research, being a case study in which data collection took place through observations in pedagogical meetings and through three meetings in group format focal. The theoretical and methodological construct was based on the following authors: Imbernón (2006), Freire (1992, 2006), Placco and Souza (2012, 1015, 2019), Sartori, (2011, 2012), Libâneo (2004), Tardif ( 2002), Pimenta (1999), Sacristán (1999), Nóvoa (1991), Vasconcelos (2006), Gil (1999), Minayo (2001, 2007, 2010, 2014) and Morosini (2014). It is clear that the indifference to continuing education carried out at school is due to the lack of attribution of meaning to theoretical studies and its relationship with pedagogical practice. With regard to the work developed by the pedagogical coordination, the teachers consider it important for their assistance and cooperation in planning, suggesting, listening to the anxieties, the insecurities, guiding the continuing education in the school according to the needs identified by the teachers. The diagnosis produced through the dialogue established with the participants allowed the elaboration of a continuing education project to be developed during the 2022 school year, which aims to endorse the school as a space for sharing experiences and continuing education, encouraging teachers to assume a posture of emancipation in face of educational demands. Thus, the study will seek to meet the wishes of teachers and the school's own needs. |
Keywords: | Formação Continuada Coordenador Pedagógico Professor Resistência |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4972 |
Issue Date: | Dec-2021 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THEODORO.pdf | 843.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.