Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4984
Type: Monografia
Título : Infiltrando-se em blackkklasman: um estudo sobre cinema, representação e raça
Author: Rosa, Débora Patrícia da
First advisor: Vieira, Ubiara Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Claudete
metadata.dc.contributor.referee2: Bem, Daniel Francisco de
Resume: Este trabalho trata sobre elementos que estão presentes no processo de representação no filme Blackkklasman (2018), do diretor Spike Lee, envolvendo a capacidade do cinema como fonte de identificação e as relações raciais. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar o processo de representação no cinema (e filmes, em geral) e as ferramentas que esse modelo traz para a identificação e representação, principalmente no aspecto de filmes que se baseiam em fatos reais e nas relações raciais. A metodologia empregada será a revisão bibliográfica e três procedimentos que se destacam no fazer antropológico: a descrição, compreensão e o uso de várias formas de explicação. Abordando o processo de representação racial no cinema e na sociedade, o diálogo gira em torno da branquitude e suas características tanto na sociedade brasileira quanto em comparação com a estadunidense, através de uma reconstrução histórica da formação racial no Brasil e da interpretação das cenas do filme. Discutindo as formas como a branquitude é criada e se estabelece, assim como a hierarquia social com base nas identidades raciais na sociedade e seu reflexo no mundo e no cinema. O trabalho permite mostrar como o cinema pode representar a branquitude e expor suas posições enquanto identidade e categoria, e enquanto alegoria mítica que representa a realidade, não como ela é, mas em uma visão e interpretação própria dos sujeitos sobre o mundo, tanto dos produtores do filme quanto dos espectadores que assistem a tela
Resumen : This work is about elements that are present in the representation process in the film Blackkklasman (2018), by director Spike Lee, involving the capacity of cinema as a source of identification and race relations. The main objective of the work is to approach and analyze the representation process in cinema (and films, in general) and the tools that this model brings to the identification and representation, mainly in the aspect of films that are based on real facts and race relations. The methodology used is the bibliographic review and three procedures that stand out in anthropological practice: the description, understanding and the use of various forms of explanation. Addressing the process of racial representation in cinema and society, the dialogue revolves around whiteness and its characteristics both in Brazilian society and in comparison with the American one, through a historical reconstruction of racial formation in Brazil and the interpretation of scenes from the film. The work discusses the ways in which whiteness is created and established, as well as the social hierarchy based on racial identities in society and its reflection in the world and in cinema. The work allows us to show how cinema can represent whiteness and expose its positions as identity and category, and as a mythical allegory that represents reality, not as it is, but in a subject's own vision and interpretation of the world, both of the film's producers and of the spectators who watch the screen.
Palabras clave : Antropologia cultural e social
Cinema
Raça
Blackkklasman
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4984
Fecha de publicación : 4-mar-2021
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROSA.pdf565.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.