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Tipo: Monografia
Título: Incidentes e eventos adversos notificados em um hospital de grande porte
Autor(es): Mascarello, Andréia
Primeiro Orientador: Massaroli, Aline
Primeiro membro da banca: Maestri, Eleine
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Eduarda de Carli
Terceiro membro da banca: Conceição, Vander Monteiro da
Resumo: A segurança do paciente tem sido tema discutido mundialmente nas instituições de saúde e a notificação dos eventos adversos um dos principais indicadores aplicados para avaliar a qualidade da assistência prestada. Os serviços de saúde estão cada vez mais preocupados em adotar políticas que promovam a segurança do paciente, por isso, a notificação de incidentes e/ou eventos adversos tornam-se fundamentais para o conhecimento da causa, a fim de criar intervenções de prevenção, assegurando assim uma assistência de qualidade. Assim, este estudo apresentou a seguinte questão de pesquisa: quais os incidentes/eventos adversos notificados em um hospital de grande porte. Objetivo: Diante do exposto, este trabalho objetiva analisar os incidentes e/ou eventos adversos notificados em um hospital de grande porte. Método: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa do tipo transversal, retrospectivo, a partir de análise documental de dados que foram extraídos por meio de consultas às fichas de notificações manuscritas de incidentes e/ou eventos adversos no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, disponibilizados pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital. A análise foi realizada usando software da Microsoft Office Excel, por meio de estatística descritiva. As variáveis analisadas foram classificadas quanto ao tipo de incidente, análise dos incidentes conforme as seis metas internacionais de segurança do paciente, classificação da gravidade dos incidentes com dano e de medidas propostas para evitar novas ocorrências das inconformidades. Os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução de Pesquisa com Seres Humanos, Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde do Brasil. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, CAAE nº 85960518.0.0000.5564. Resultados: Foram analisadas 1167 notificações, tendo sido evidenciados aumento gradual das notificações ao longo do período investigado, embora se perceba um baixo índice das notificações realizadas se associado a complexidade do cuidado no âmbito hospitalar. Os incidentes mais notificados foram os relacionados à farmacovigilância (55,97%). Assim como, a Meta Internacional de Segurança do Paciente de destaque foi melhorar a segurança dos medicamentos, (68,09%) em seguida, reduzir o risco de infecção (15,23%). As notificações foram classificadas quanto ao tipo incidente com destaque para potencial dano (48,64%), circunstância adversa (13,88%). Quanto à gravidade 355 eventos ocasionaram dano ao paciente, sendo a maioria de intensidade leve (68,05%). As ações propostas para evitar a recorrência de incidentes estavam descritas em (60,41%) das notificações analisadas. As medidas adotadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente foram: realizar intervenção para minimizar o incidente (20,99%), seguido de realização de orientações (18,16%). Conclusão: As notificações dos incidentes podem ampliar a percepção dos profissionais de saúde em relação ao impacto das suas ações e compreender os fatores de risco envolvidos, bem como elaborar estratégias para evitar a repetição do mesmo.
Abstract/Resumen: Patient safety has been a topic discussed worldwide in health institutions and the reporting of adverse events is one of the main indicators applied to assess the quality of care provided. Health services are increasingly concerned with adopting policies that promote patient safety, so reporting of incidents and/or adverse events is critical to knowledge of the cause in order to create preventive interventions, ensuring thus quality assistance. Thus, this study presented the following research question: which incidents/adverse events were reported in a large hospital. Objective: Given the above, this paper aims to analyze the incidents and/or adverse events reported in a large hospital. Method: This is a study with quantitative approach cross-sectional, retrospective, based on documentary analysis of data that were extracted through consultation of handwritten notification sheets of incidents and/or adverse events from January 2017 to December 2018, available from the Hospital Patient Safety Center. The analysis will take place after data processing using Microsoft Office Excel software. The variables analyzed will be classified according to the type of incident, analysis of incidents according to the six international patient safety goals, classification of the severity of incidents with damage and proposed measures to prevent recurrences of non-conformities. According to the study of the variables, the data will be analyzed descriptively, presented through tables and graphs. Numerical variables will be described as means and standard deviations. Ethical aspects will be respected according to the Resolution on Human Research, Resolution 466/12, of the National Health Council of Brazil. The project was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the researched institution, under Opinion No. 2,621,561 and CAAE No. 85960518.0.0000.5564, on 04/25/2018. Results: A total of 1167 notifications were analyzed, with a gradual increase in notifications over the period investigated, although there is a low rate of notifications made when the complexity of hospital care is associated. The most reported incidents were those related to pharmacovigilance (55, 97%). As well, the outstanding International Patient Safety Goal was to improve drug safety, (68.09%) then reduce the risk of infection (15,23%). Notifications were classified according to the type of incident, highlighting potential damage (48.64%), adverse circumstance (13.88%), and severity 355 events caused harm to the patient, most of them mild (68.05%). Proposed actions to prevent recurrence of incidents were described in (60.41%) of the notifications analyzed. The measures adopted by the Patient Safety Center were: perform an intervention to minimize the incident (20.99%), followed by guidance (18.16%). Conclusion: Notification of incidents can broaden the perception of health professionals regarding the impact of their actions and understand the risk factors involved, as well as develop strategies to avoid its repetition.
Palavras-chave: Atenção à saúde
Pacientes
Administração dos cuidados ao paciente
Segurança do paciente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5005
Data do documento: 11-Dez-2019
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