Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5010
Tipo: Dissertação
Título: Transporte público, cidades e justiça espacial: explorações geográficas na região de Chapecó
Autor(es): Lemos, João Henrique Zoehler
Primeiro Orientador: Catalão, Igor de França
Primeiro membro da banca: Nascimento, Ederson
Segundo membro da banca: Arroyo, Maria Mônica
Terceiro membro da banca: Miyazaki, Vitor Koiti
Resumo: As condições de oferta, abrangência e qualidade do transporte coletivo de passageiros demarcam uma importante variável para a análise da urbanização contemporânea e as suas especificidades locais e regionais. Sua existência ou ausência repercute em impactos sociais e territoriais que, ao serem problematizados na escala da rede urbana, possibilitam a identificação de contextos espacialmente injustos, que se tornam barreiras para a integração territorial e o desenvolvimento das interações espaciais. Essas considerações compõem as preocupações centrais da pesquisa que resultou nesta dissertação, a qual teve como objetivo central investigar as condições diferenciadas de acessibilidade e mobilidade na Região Geográfica Imediata de Chapecó, em Santa Catarina, considerando-se o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros como elemento central de análise. Situada no contexto regional influenciado pela cidade média de Chapecó, importante centro urbano da região Sul do Brasil, a pesquisa explorou as condições de transporte coletivo regular entre essa cidade de papéis regionais importantes e as outras 31 cidades pequenas situadas no seu entorno imediato. Partiu-se da constatação inicial de que o meio de transporte analisado não tem uma oferta e distribuição em situações justas no recorte territorial proposto, situação que resulta na relativa inacessibilidade entre as cidades ali situadas. O quadro teórico mobilizado possibilitou que o processo de formação dos serviços de transporte de passageiros fosse compreendido, sobretudo, à luz da formação socioespacial brasileira e suas particularidades regionais. Com base em uma metodologia simultaneamente qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi construída a partir da revisão bibliográfica teórica e temática sobre o tema central e os assuntos correlatos, a realização de trabalhos de campo no plano empírico delimitado, a sistematização e análise de dados quantitativos sobre o transporte intermunicipal de passageiros operado em Santa Catarina e, por fim, a elaboração de mapas temáticos para a representação das informações obtidas. A pesquisa atestou que o transporte rodoviário de passageiros é central para a estruturação da acessibilidade na escala urbano-regional, especialmente diante das condições geo-históricas do território brasileiro. Das principais conclusões obtidas, destaca-se, primeiramente, que a justiça espacial na escala urbano-regional possibilita um importante debate para as realidades não metropolitanas brasileiras, pois incorpora a preocupação de se aventar uma cidadania de feições regionais, que sirva de caminho teórico para os estudos geográficos. Num segundo momento, especificamente acerca do objeto central da pesquisa, concluiu-se que o transporte rodoviário de passageiros catarinense, atividade responsável pela oferta de viagens entre as cidades na região de Chapecó, é operado em condições precárias, não recebe a adequada atenção por parte do órgão público responsável pela fiscalização, sofre com usos privatistas por parte de grandes agentes econômicos e, por fim, demanda uma ampla reestruturação do seu marco regulatório. É evocado o papel do Estado enquanto ente planejador central, tendo na sua atuação um papel indispensável para a qualificação das atividades e serviços públicos que concretizam a integração territorial em várias escalas, como a efetivada pelo transporte público operado no modal rodoviário.
Abstract/Resumen: Las condiciones de oferta, alcance y calidad del transporte colectivo de pasajeros demarcan una importante variable para el análisis acerca de la urbanización contemporánea y sus especificidades locales y regionales. Estas consideraciones componen las preocupaciones centrales de la investigación que se ha convertido en esta tesis de maestría, que tiene como objetivo central investigar las condiciones diferenciadas de accesibilidad y movilidad en la región de Chapecó, en el estado de Santa Catarina, considerando el transporte intermunicipal de pasajeros por carretera como el principal medio de transporte colectivo. Ubicada en el contexto regional que tiene influencia de la ciudad intermedia de Chapecó, importante centro urbano del Sur brasileño, la investigación exploró las condiciones de transporte colectivo regular entre esa ciudad de roles regionales y las 31 otras pequeñas ciudades que se encuentran en su entorno inmediato. Se ha empezado de la constatación inicial de que el medio de transporte analizado no posee una oferta y distribución en situaciones justas en el plan territorial propuesto, contexto que resulta en la relativa inaccesibilidad entre las ciudades allí ubicadas. El marco teórico movilizado permitió comprender el proceso de formación de los servicios de transporte de pasajeros, sobre todo, teniendo en vista la formación socioespacial brasileña y sus particularidades regionales. Con basis en una metodología simultáneamente cualitativa y cuantitativa, la investigación fue construida a partir de una revisión bibliográfica teórica y temática, la realización de trabajos de campo, el proceso de sistematización y análisis de datos cuantitativos sobre el transporte de pasajeros operado en Santa Catarina y, por lo fin, la confección de mapas temáticos para la representación de las informaciones obtenidas. La investigación comprobó que el transporte de pasajeros por carretera es central para la estructuración de la accesibilidad en la escala urbano-regional, sobre todo ante las condiciones geo-históricas del territorio brasileño. De las principales conclusiones obtenidas, se destaca, en primer lugar, que la justicia espacial en la escala urbano-regional hace posible un importante debate acerca de las realidades no metropolitanas brasileñas, porque incorpora la preocupación de querer una ciudadanía con dimensiones regionales, que sirve como camino teórico para los estudios geográficos. En un segundo momento, específicamente acerca de nuestro objeto central de investigación, se ha concluido que el transporte de pasajeros por carretera ejecutado en Santa Catarina, responsable por las conexiones entre ciudades de la región de Chapecó, es ejecutado en condiciones precarias, no recibe la adecuada atención por parte del órgano público de fiscalización responsable, sufre con usos privatistas por grandes grupos económicos y, por último, demanda una amplia reestructuración de su marco regulatorio. Es evocado el rol del Estado en la calidad de ente planificador central, teniendo en su actuación un papel indispensable para la calificación de las actividades y servicios públicos que logren la integración territorial en diversas escalas, como el que realiza el transporte público operado en el modal por carretera.
Palavras-chave: Transporte urbano
Chapecó/SC
Planejamento urbano
Transporte coletivo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5010
Data do documento: 22-Nov-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEMOS.pdf37,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.