Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5021
Tipo: Monografia
Título: As possíveis contribuições da geografia para o estudo do turismo.
Autor(es): Alves, Adrieli Kezia de Oliveira
Primeiro Orientador: Souza, Reginaldo José de
Primeiro membro da banca: Kozenieski, Éverton De Moraes
Segundo membro da banca: Bezerra, João Paulo Peres
Resumo: O fenômeno do turismo envolve diversos elementos geográficos, como: a paisagem, o lugar e o território. Assim como envolve fatores de segregação e o uso do meio ambiente. O turismo utiliza-se da paisagem como fator predominante para a comercialização de pacotes turísticos. O turismo transforma o local causa diversos impactos ao meio ambiente, positivos e negativos. A geografia pode contribuir muito nas reflexões acerca do turismo, sendo utilizada para a compreensão do fenômeno e a importância que a paisagem tem para o desenvolvimento do turismo, buscando meios alternativos fora dos grandes circuitos de massa, analisando suas potencialidades e os impactos gerados por esse turismo alternativo nas comunidades. As comunidades envolvidas no turismo que ficam fora dos grandes circuitos de massa são administradas por seus integrantes, assim como toda a renda gerada retorna integralmente para a população e o lucro não é imediato. Ao contrário das megaempresas de turismo, que comercializam os pacotes de viagens e buscam por lucro o mais breve possível. O turismo alternativo é uma forma de se afastar dos grandes centros, da vida agitada e ter momento de descanso, lazer e aventura. O presente trabalho tem como objetivo discutir essas questões, considerando a geografia como uma ciência que tem potencial para analisar o turismo como atividade econômica e ter uma leitura crítica sobre seus desdobramentos no espaço geográfico.
Abstract/Resumen: El fenómeno del turismo involucra varios elementos geográficos, tales como: paisaje, lugar y territorio. Así como involucra factores de segregación y uso del medio ambiente. El turismo utiliza el paisaje como factor predominante para la comercialización de paquetes turísticos. El turismo transforma el lugar provoca varios impactos en el medio ambiente, tanto positivos como negativos. La geografía puede aportar mucho en las reflexiones sobre el turismo, utilizándose para comprender el fenómeno y la importancia que tiene el paisaje para el desarrollo del turismo, buscando medios alternativos fuera de los grandes circuitos de masas, analizando su potencial y los impactos que genera este turismo alternativo en comunidades. Las comunidades involucradas en el turismo que se encuentran fuera de los grandes circuitos de masas son administradas por sus miembros, así como todos los ingresos generados regresan íntegramente a la población y la ganancia no es inmediata. A diferencia de las megaempresas de turismo, que venden paquetes de viajes y buscan ganancias lo antes posible. El turismo alternativo es una forma de alejarse de las grandes ciudades, de la agitada vida y tener un momento de descanso, ocio y aventura. Este artículo tiene como objetivo discutir estos temas, considerando la geografía como una ciencia que tiene el potencial de analizar el turismo como actividad económica y tener una lectura crítica de sus consecuencias en el espacio geográfico.
Palavras-chave: Turismo
Paisagem
Segregação
Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5021
Data do documento: Out-2021
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES.pdf770,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.