Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nicolay, Deniz Alcione-
dc.contributor.referee1Rigo, Neusete Machado-
dc.contributor.referee2Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana-
dc.creatorErnst, Daniela Carolina-
dc.date2020-03-10-
dc.date.accessioned2022-02-25T11:16:43Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2022-02-25T11:16:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5022-
dc.description.abstractThis dissertation is organized based on the multi paper format, and presents the paths taken and by which my master's studies have been contaminated. The readings have, even if not exclusively, orbiting, around two philosophical thinkers, who are respectively Deleuze and Guattari, within the philosophy of difference applied to the curriculum and Science Teaching. To be more precisely, the whole effort of this research turned to the understanding and problematization of the process that is established in contemporary times, with science tied to a tangled network interconnected to different and multiple aspects of contingency, dependence and interdependence of contexts, which incorporate so much knowledge itself, when teaching, curriculum and scientific practice. All of these contexts end up provincializing modern science from a Eurocentric-Western perspective, through post-colonial scientific discourses that are organized hierarchically and fragmentally. These speeches permeate not only scientific practices, science teaching and the curriculum, but also the imagination of the laity, interfering with the historical sociological and epistemological analysis of the sciences. Disqualifying, thus, knowledge of historically marginalized groups, when they participate in the definition of the '' me '' and the '' other '' and thus, they end up impacting the different ontological and epistemological interventions, negating other possibilities of thinking about the curricula related to the teaching of sciences and science itself. Therefore, this dissertation has as main objective, to become a problematizing machine, allowing the opening of spaces for discussions that enable the production of knowledge about the science curriculum from the perspective of the philosophy of difference, as understood and disseminated by Deleuze and Guattari that is, discussing the world, society, interactions, our history, our certainties, our standards. To guide this research and writing, we will work with conceptual cartography as described by Deleuze and Guattari in the Thousand Plateaus, we take as main concept the ideas related to transversality and rhizome, because we believe that these concepts applied to the science teaching curriculum can promoting the integration of knowledge, but above all, it makes it possible to question the difference in knowledge, in addition to contributing to the rethinking of curricular proposals through other perspectives, in which the possibilities of inserting differences are effectively explored.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação organiza-se a partir do formato multipaper, apresenta os caminhos percorridos e pelos quais essa pesquisa foi sendo contaminada. As leituras vieram, mesmo que não exclusivamente, orbitando ao redor de dois pensadores, que são respectivamente Deleuze e Guattari, além de Nietzsche, Foucault, Derrida, Bhabha e Wittgenstein, Heidegger, entre outros que são afiliados à filosofia da diferença aplicada ao currículo do ensino de Ciências. Todo o esforço empenhado nesta pesquisa voltou-se para a compreensão e problematização dos processos que se estabelecem na contemporaneidade. Entre eles, aqui especificamos o da ciência, presa a uma emaranhada trama interligada a diferentes e múltiplos aspectos de contingência, de dependência e interdependência de contextos, que incorporam tanto o conhecimento em si, quanto o ensino, o currículo e a prática científica. Todos esses contextos provincializam a ciência moderna a uma perspectiva eurocêntrica-ocidental, através de discursos coloniais, que racionalizam os processos científicos, esses organizados hierárquica e fragmentadamente. Esses discursos totalizantes perpassam não somente as práticas científicas, o ensino de ciências e o currículo, mas também o imaginário dos leigos, mexendo com as análises histórico-sociológicas e epistemológicas das ciências. E, assim, desqualificam saberes de grupos historicamente marginalizados, quando participam na definição do “eu’’ e do “outro’’ e assim, impactam as diferentes intervenções ontológicas e epistemológicas, negando outras possibilidades de pensar os currículos relacionados ao ensino de ciências e à ciência em si. Neste sentido, de desterritorialização e decolonização do pensamento, de abertura ao diferente, essa dissertação tem, como principal objetivo, tornar-se uma máquina problematizadora, possibilitando a abertura de espaços para discussões que possibilitem a produção de conhecimento acerca do currículo de ciências a partir da perspectiva da filosofia da diferença,ou seja, discutir o mundo, a sociedade, as interações, nossa história, nossas certezas, nossos padrões. Para guiar essa pesquisa, que é escrita a partir da escrevivência estabelecida entre pesquisador, orientador e autores da perspectiva, trabalharemos com a cartografia conceitual descrita ao longo das obras escritas em parceria ou não por Deleuze e Guattari, e aplicada por Suely Rolnik em Cartografias: Micropolíticas do Desejo (1986); tomamos como conceito principal as ideias relacionadas à transversalidade e ao rizoma, porque acreditamos que estes conceitos, se aplicados ao currículo do ensino de Ciências, podem promover a integração entre saberes, mas, acima de tudo, possibilitam o questionamento da diferença no conhecimento, além de contribuir com o repensar acerca das propostas curriculares através de outros olhares, em que efetivamente se explorem as possibilidades da inserção das diferenças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-02-24T23:13:33Z No. of bitstreams: 1 ERNST.pdf: 1877110 bytes, checksum: b2f9525ff8cf84631fac1167034bc1f9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-02-25T11:16:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ERNST.pdf: 1877110 bytes, checksum: b2f9525ff8cf84631fac1167034bc1f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-25T11:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERNST.pdf: 1877110 bytes, checksum: b2f9525ff8cf84631fac1167034bc1f9 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relationCAPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleO espaço-tempo do currículo rizomático e transversal no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERNST.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.