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Type: Monografia
Title: Gestão de custos e formação de preços: estudo em empresa prestadora de serviços de Cerro Largo/RS
Author: Langer, Beatriz
First advisor: Söthe, Ari
metadata.dc.contributor.referee1: Wuerges, Artur Filipe Ewald
metadata.dc.contributor.referee2: Ajala, Roberto Schuster
Resume: A gestão de custos em uma empresa possui um papel fundamental, orientando e o processo de tomada de decisões, afim de planejar possibilidades no sentido de melhorar as condições que a organização já possui. Essa condução influenciará diretamente na formação de preços que são praticados, permitindo ajustes em preços, bem como, em acréscimo de serviços ou exclusão eventual de algum possível serviço que esteja causando prejuízo. Assim esse estudo teve como objetivo aplicar a metodologia do custeio por absorção para mensuração dos custos e formação de preços em uma empresa prestadora de serviços de massoterapia e estética. Para isso levantou-se elementos e valores da empresa pesquisada, identificando custos dos serviços prestados e definindo os preços dos serviços a partir dos custos aferidos. A pesquisa consistiu em pesquisa ação, com abordagem qualitativa, descritiva, com dados primários em documentos e por meio de observação. Os dados analisados demonstraram um cenário atípico devido ao momento pandêmico, que trouxe uma diminuição significativa de clientes e serviços realizados pela empresa. Acredita-se que os resultados obtidos poderiam ser melhores em outras circunstancias evidenciando que a Pandemia do COVID-19 influenciou o perfil dos clientes que utilizam os serviços prestados pela empresa, bem como, a forma de gestão financeira que foi adotada ao longo do período, mantendo-a no mercado. Conclui-se que, com o reaquecimento do mercado e a retomada da procura por atendimentos presenciais, o que já se verificou durante a realização da pesquisa, devido ao aumento de vacinados, os números tendem a melhorar, possibilitando assim um reajuste dos serviços e uma nova avaliação posterior em período não pandêmico.
Abstract: The cost management in a company has a fundamental role, guiding the decision-making process, in order to plan possibilities for improving the conditions that the organization already has. This conduct will directly influence the formation of prices that are practiced, allowing adjustments, as well as the addition of services or eventual exclusion of any possible service that is causing losses. Therefore, this study aimed to apply the absorption costing methodology to measure costs and price formation in a company providing massage therapy and esthetics services. For this, elements and values of the researched company were raised, identifying the costs of the services provided and defining the prices of the services based on the measured costs. The research consisted of action research, with a qualitative, descriptive approach, with primary data in documents and through observation. The data analyzed showed an atypical scenario due to the pandemic moment, which brought a significant decrease in customers and services provided by the company. It is believed that services such as lymphatic drainage in pregnant women had an unsatisfactory result, as well as the eyebrow design where results could be better in other circumstances. This showed that the COVID-19 pandemic influenced the profile of clients who use the services provided by the company as well as the form of financial management that was used throughout the period, keeping it in the market. It also demonstrated the important relation between direct labor and the service provided, directing a significant cost to services due to the low volume of services provided. It is concluded that, with the return of the market and the resumption of demand for face-to-face care, which was already verified during the research, due to the increase of vaccinated people, the numbers tend to improve, thus enabling a readjustment of services and a further subsequent evaluation in a non-pandemic period.
Keywords: Contabilidade de custo
Prestação de serviço
Política de preço
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5027
Issue Date: 2021
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