Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Corá, Elsio José | - |
dc.creator | Bigolin, Danusa Aparecida | - |
dc.creator | Silva, Maria Terezinha Vieira da | - |
dc.date | 2019-12-06 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T12:53:18Z | - |
dc.date.available | 2022-02-09 | - |
dc.date.available | 2022-03-04T12:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5028 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como tema de pesquisa o currículo da Educação Infantil, destacando as mudanças e perspectivas que foram incorporadas no seu (con)texto diante do documento da Base Nacional Comum Curricular(BNCC). A pesquisa de caráter qualitativo ancora-se metodologicamente por meio da análise de conteúdo, abordando o surgimento das primeiras instituições pré-escolares e creches no Brasil, assim como o percurso na consecução de direitos da criança, a partir dos documentos oficiais que orientam a Educação Infantil, a saber: DCNEIs(2013), RCNEI(1998) e BNCC(2017). A partir da leitura dos documentos, em específico o documento da BNCC, buscou-se verificar as mudanças propostas para o currículo da Educação Infantil. Esta analise nos permitiu estabelecer quatro categorias analíticas que se constituem nesse documento: Criança, Currículo, Organização Curricular e Processos Educativos(Educar e Cuidar). Os estudos apontam que o RCNEI não traz a criança e sua identidade como foco, e sim os objetivos de aprendizagem e orientação de conteúdo. As DCNEIS trazem sua atenção voltada para a criança, com ênfase nas interações e brincadeiras em seu currículo e ao que ela tem direito a aprender, e a organização curricular trazida pela BNCC reforça a visão de criança como protagonista, com sua organização curricular nos eixos estruturantes, campos de experiências e direitos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T14:13:03Z No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 255581 bytes, checksum: b10a9a74ca987f098a42bba18c3236e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T12:53:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 255581 bytes, checksum: b10a9a74ca987f098a42bba18c3236e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-04T12:53:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 255581 bytes, checksum: b10a9a74ca987f098a42bba18c3236e1 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | O currículo da educação infantil no (con)texto da Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BIGOLIN.pdf | 249,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.