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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Corá, Elsio José-
dc.creatorBigolin, Danusa Aparecida-
dc.creatorSilva, Maria Terezinha Vieira da-
dc.date2019-12-06-
dc.date.accessioned2022-03-04T12:53:18Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2022-03-04T12:53:18Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5028-
dc.description.resumoO presente artigo tem como tema de pesquisa o currículo da Educação Infantil, destacando as mudanças e perspectivas que foram incorporadas no seu (con)texto diante do documento da Base Nacional Comum Curricular(BNCC). A pesquisa de caráter qualitativo ancora-se metodologicamente por meio da análise de conteúdo, abordando o surgimento das primeiras instituições pré-escolares e creches no Brasil, assim como o percurso na consecução de direitos da criança, a partir dos documentos oficiais que orientam a Educação Infantil, a saber: DCNEIs(2013), RCNEI(1998) e BNCC(2017). A partir da leitura dos documentos, em específico o documento da BNCC, buscou-se verificar as mudanças propostas para o currículo da Educação Infantil. Esta analise nos permitiu estabelecer quatro categorias analíticas que se constituem nesse documento: Criança, Currículo, Organização Curricular e Processos Educativos(Educar e Cuidar). Os estudos apontam que o RCNEI não traz a criança e sua identidade como foco, e sim os objetivos de aprendizagem e orientação de conteúdo. As DCNEIS trazem sua atenção voltada para a criança, com ênfase nas interações e brincadeiras em seu currículo e ao que ela tem direito a aprender, e a organização curricular trazida pela BNCC reforça a visão de criança como protagonista, com sua organização curricular nos eixos estruturantes, campos de experiências e direitos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T14:13:03Z No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 255581 bytes, checksum: b10a9a74ca987f098a42bba18c3236e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T12:53:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 255581 bytes, checksum: b10a9a74ca987f098a42bba18c3236e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T12:53:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BIGOLIN.pdf: 255581 bytes, checksum: b10a9a74ca987f098a42bba18c3236e1 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleO currículo da educação infantil no (con)texto da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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