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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.contributor.referee2Valmorbida, Viviane Molossi-
dc.creatorAgostini, Jaqueline Trentin-
dc.date2015-12-16-
dc.date.accessioned2017-06-26T13:35:03Z-
dc.date.available2016-01-05-
dc.date.available2017-06-26T13:35:03Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/502-
dc.description.resumoEsta pesquisa discute aspectos referentes à Educação Infantil e à Arte Contemporânea destacando como as instalações podem servir de espaços para a experimentação do jogo simbólico. Desse modo, foram abordados os conceitos de Arte, Instalações e Jogo Simbólico, apresentando algumas considerações acerca do potente encontro entre a arte e a Educação Infantil. Para tanto, procurando responder a questão proposta, o objetivo versa sobre a investigação de como as instalações servem de espaços para experimentação do jogo simbólico na Educação Infantil. Inspirado nas obras de Chiharu Shiota, Andy Goldsworthy e Javier Abad Molina, o trabalho apresenta uma análise da documentação registrada durante a observação das ações das crianças nas interações com os materiais e espaços promovidos nas obras “Tecendo caminhos”, “Terra do Nunca” e “Brincadeira de criança”. Desse modo, foi perceptível a relevância que a experiência sensível e estética assume em seu desenvolvimento integral, bem como para a ampliação de seu repertório. Nesse sentido, buscou-se propor algumas sugestões de instalações para serem exploradas tanto com os professores na formação continuada quanto com os pequenos na Educação Infantil. Através das propostas com as instalações artísticas, compreende-se a criança como sujeito vivaz, que transborda ideias, imaginação e curiosidade, necessitando de espaços de interação, desafiadores e ricos em materiais que instiguem o jogo simbólico e o desejo em brincar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-23T16:36:13Z No. of bitstreams: 1 AGOSTINI.PDF: 124913 bytes, checksum: a451cbfc02521ac2407892b5f78f1e36 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-26T13:35:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AGOSTINI.PDF: 124913 bytes, checksum: a451cbfc02521ac2407892b5f78f1e36 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T13:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGOSTINI.PDF: 124913 bytes, checksum: a451cbfc02521ac2407892b5f78f1e36 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectInfluências sociaispt_BR
dc.subjectSexualidade e infânciapt_BR
dc.subjectFormação do indivíduopt_BR
dc.titleIdentidade de gênero e infância : análise de estudos brasileiros sobre o temapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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