Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee1 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.contributor.referee2 | Valmorbida, Viviane Molossi | - |
dc.creator | Agostini, Jaqueline Trentin | - |
dc.date | 2015-12-16 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T13:35:03Z | - |
dc.date.available | 2016-01-05 | - |
dc.date.available | 2017-06-26T13:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/502 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa discute aspectos referentes à Educação Infantil e à Arte Contemporânea destacando como as instalações podem servir de espaços para a experimentação do jogo simbólico. Desse modo, foram abordados os conceitos de Arte, Instalações e Jogo Simbólico, apresentando algumas considerações acerca do potente encontro entre a arte e a Educação Infantil. Para tanto, procurando responder a questão proposta, o objetivo versa sobre a investigação de como as instalações servem de espaços para experimentação do jogo simbólico na Educação Infantil. Inspirado nas obras de Chiharu Shiota, Andy Goldsworthy e Javier Abad Molina, o trabalho apresenta uma análise da documentação registrada durante a observação das ações das crianças nas interações com os materiais e espaços promovidos nas obras “Tecendo caminhos”, “Terra do Nunca” e “Brincadeira de criança”. Desse modo, foi perceptível a relevância que a experiência sensível e estética assume em seu desenvolvimento integral, bem como para a ampliação de seu repertório. Nesse sentido, buscou-se propor algumas sugestões de instalações para serem exploradas tanto com os professores na formação continuada quanto com os pequenos na Educação Infantil. Através das propostas com as instalações artísticas, compreende-se a criança como sujeito vivaz, que transborda ideias, imaginação e curiosidade, necessitando de espaços de interação, desafiadores e ricos em materiais que instiguem o jogo simbólico e o desejo em brincar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-23T16:36:13Z No. of bitstreams: 1 AGOSTINI.PDF: 124913 bytes, checksum: a451cbfc02521ac2407892b5f78f1e36 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-26T13:35:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AGOSTINI.PDF: 124913 bytes, checksum: a451cbfc02521ac2407892b5f78f1e36 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-26T13:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGOSTINI.PDF: 124913 bytes, checksum: a451cbfc02521ac2407892b5f78f1e36 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Influências sociais | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade e infância | pt_BR |
dc.subject | Formação do indivíduo | pt_BR |
dc.title | Identidade de gênero e infância : análise de estudos brasileiros sobre o tema | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGOSTINI.PDF | 121,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.