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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Solange Maria-
dc.creatorZanco, Kamila Fernanda-
dc.date2019-12-01-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:40:44Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2022-03-04T13:40:44Z-
dc.date.issued2019-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5037-
dc.description.abstractThis study is a result of studies about Preschool that happens at the Landless Rural Workers Movement. It aims to present some contributions that Freirean pedagogy can offer to the Children's “Ciranda” Song at Landless Rural Workers Movement. For this, there is an historical contextualization of the movement's struggle for an Education that was in accordance with the countryside experiences. This is a bibliographical research and documentary analysis, documents (Paulo Freire´s books, researches already done and papers) were analyzed. In addition to the Freirean contributions, we sought to conceptualize “Ciranda song” as an educational organization to understand its operation. Anyway, Paulo Freire could permeate the entire educational process of the Movement, which aims for the people´s liberation for the Earth´s conquest and a series of rights (denied to them).Therefore, the Landless Rural Workers Movement has understood that even a children are protagonists of their history. Children don´t need to wait growing up to intervene in the world in order to transform it. This conception has strong foundations in Paulo Freire.pt_BR
dc.description.resumoO presente texto é fruto de estudos realizados sobre a Ciranda Infantil – Modalidade em que a Educação Infantil acontece no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Tem por objetivo apresentar as contribuições que a pedagogia freireana oferece para a Ciranda Infantil no MST, bem como a contextualização histórica da luta do Movimento por uma Educação que estivesse de acordo com as vivências do Campo. Esta se trata de uma pesquisa bibliográfica e análise documental em que foram analisadas algumas obras de Paulo Freire, pesquisas já realizadas e documentos do MST. Além das contribuições freireanas, se buscou conceituar a Ciranda Infantil enquanto organização educativa para compreender seu funcionamento. Pode-se perceber que Paulo Freire permeia todo o processo educativo do Movimento, que visa a libertação dos sujeitos para a conquista da Terra e de uma série de direitos que lhes são negados. O MST passou a compreender que a criança, mesmo pequena, é um ser que está sendo agora e, portanto é protagonista de sua história e não precisa esperar crescer para intervir no mundo a fim de transformá-lo. Concepção esta que tem bases fortes em Paulo Freire.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T17:39:58Z No. of bitstreams: 1 ZANCO.pdf: 472957 bytes, checksum: 3b42f5376f60401bc32c4a01542b2c2a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terrapt_BR
dc.subjectCantiga de rodapt_BR
dc.subjectFolclore Infantilpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleRoda que roda ciranda: significados, sentidos, fundamentos da educação infantil no MSTpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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