Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bez, Alessandra da Silveira-
dc.creatorCamargo, Jeane Soares de-
dc.date2021-01-18-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:49:01Z-
dc.date.available2022-02-10-
dc.date.available2022-03-04T13:49:01Z-
dc.date.issued2021-01-18-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5040-
dc.description.abstractThe current study aims to discuss the education process between gypsy children, considering the itinerance and the culture as lifestyle. Focusing on our research, we intend to analize the teacher formation of the itinerant teacher, and to do some possible didactic-pedagogical proposals towards to the gypsy children. For this, we present aspects of the gypsy culture, in order to have a better understanding of the daily life of this community. We also approach other questions like integration, curriculum, methodologies, in order to create an inclusive environment for these students. As methodology, we used a qualitative approach, with a bibliographic perspective. We are theoretically based on Paulo Freire (1996), Antunes (2008), Cavalcanti (2007), Bareicha (2013) and Hilkner (2008). From the research, we improve our knowledge about the process of the teaching and learning process and we noticed the need of adjustments in order to better answer the diversity of students, fighting against the social exclusion and, consequently, bringing the culture for the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo discutir o processo educativo entre as crianças ciganas, considerando a itinerância e a cultura como estilo de vida. Delimitando nossa pesquisa, pretendemos analisar a formação docente do professor itinerante, e elaborar possíveis propostas didático-pedagógicas voltadas para crianças de etnia cigana. Para isso, apresentamos aspectos da cultura cigana, para uma melhor compreensão do cotidiano dessa comunidade. Também abordamos questões como integração, currículo, metodologias, a fim de criar um ambiente inclusivo para esses alunos. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Embasamo-nos teoricamente em Paulo Freire (1996), Antunes (2008), Cavalcanti (2007), Bareicha (2013) e Hilkner (2008). A partir da pesquisa, aprimoramos nosso conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem e percebemos a necessidade de adequações para melhor atender a diversidade de alunos, combatendo a exclusão social e, consequentemente, trazendo a cultura para a sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-10T16:54:18Z No. of bitstreams: 1 CAMARGO.pdf: 634834 bytes, checksum: da4c226c2b47b18496b6c261476e5d3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:49:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAMARGO.pdf: 634834 bytes, checksum: da4c226c2b47b18496b6c261476e5d3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T13:49:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMARGO.pdf: 634834 bytes, checksum: da4c226c2b47b18496b6c261476e5d3c (MD5) Previous issue date: 2021-01-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiganospt_BR
dc.titleAssunção cultural cigana: educação itinerante em focopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMARGO.pdf619,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.