Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1França, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee1Petry, Oto João-
dc.contributor.referee2Kunzler, Sidinara Ana-
dc.creatorVier, Cíntia Morgana-
dc.creatorBáo, Francieli-
dc.date2021-10-07-
dc.date.accessioned2022-03-07T18:05:29Z-
dc.date.available2022-02-16-
dc.date.available2022-03-07T18:05:29Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5066-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how Educational Technologies, through the MIT App Inventor platform and the applications available for use on cell phones, help teachers during the teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School. For this, the authors followed what Seymour Papert, Jean Piaget and Paulo Freire advocate. In addition, the contents of articles, dissertations and theses were analyzed with the context of the use of cell phones as educational resources and especially projects involving App Inventor. The researches were carried out in the repository of ANPEd, ENPEC and SciELO and in the journal Renote. Based on an application already made, through the MIT App Inventor platform, the authors created a database and made the Mathematical Quiz Application available on the Google Play Store. Therefore, this research allowed a new look at the use of cell phones as a pedagogical resource in Basic Education Mathematics classes (initial grades), passing through the reports, experiences and methodologies published by educators and researchers of educational technologies, and the contribution that this work are available with the publication of the Mathematical Quiz for the Android platform, so that it can increase the opportunity of using cell phones as a pedagogical resource for educators.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como propósito analisar de que forma as Tecnologias Educacionais, através da plataforma MIT App Inventor e dos aplicativos disponíveis para uso no celular, auxiliam os professores durante o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, as autoras seguiram o que preconizam Seymour Papert, Jean Piaget e Paulo Freire. Além disso, foram analisados os conteúdos de artigos, dissertações e teses com a contextualização do uso de celulares como recursos pedagógicos e, principalmente, projetos envolvendo o App Inventor. As pesquisas foram realizadas no repositório da ANPEd, ENPEC e SciELO e na Revista Renote. Com base em um aplicativo já feito, através da plataforma MIT App Inventor, as autoras criaram um banco de dados e disponibilizaram o aplicativo Quiz Matemático na Google Play Store. Portanto, a presente pesquisa permitiu um novo olhar sobre a utilização dos celulares como recurso pedagógico das aulas de Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, perpassando pelos relatos, experiências e metodologias publicizados pelos educadores e pesquisadores das Tecnologias Educacionais, e pela contribuição que este trabalho se dispõe com a publicação do Quiz Matemático para a plataforma Android, para que, assim, possa aumentar as oportunidades do uso dos celulares como recurso pedagógico para os educadopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-16T12:20:31Z No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 498597 bytes, checksum: 87caefd39a3d06025944fbe74d715644 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-07T18:05:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 498597 bytes, checksum: 87caefd39a3d06025944fbe74d715644 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T18:05:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 498597 bytes, checksum: 87caefd39a3d06025944fbe74d715644 (MD5) Previous issue date: 2021-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.titleO ensino de matemática nos anos inciais da educação básica e a utilização de celulares como recurso pedagógicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANÇA.pdf486,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.