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Tipo: Monografia
Título: Aplicação da métrica estrela verde nos componentes de química analítica da UFFS Realeza/PR
Autor(es): Magrin, Camila Pesenato
Primeiro Orientador: Lima, Fernanda Oliveira
Resumo: Ao longo dos anos, muitas das comodidades das quais usufruímos são fruto do desenvolvimento da Química. Por outro lado, existem inconvenientes e preocupações a longo prazo. A Química Verde (QV) surge como um movimento afim de repensar o desenvolvimento químico, de maneira mais responsável e sustentável para todos. Além disso, traz diversas vantagens tecnológicas, ambientais e econômicas. Na QV existem as métricas, com o intuito de avaliar o quão verde são os mais diversos processos desenvolvidos. Uma das métricas é a Estrela Verde (EV) que é considerada holística, pois procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A EV é a métrica mais recomendada para se trabalhar no ensino de Química, visto suas implicações pedagógicas, simplicidade e diversas potencialidades a serem exploradas. Neste trabalho buscou-se conhecer e aplicar os conceitos da QV analisando as atividades realizadas nos componentes de Química Analítica Experimental (QAE), tanto Qualitativa quanto Quantitativa, desenvolvidas no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza/PR. Para isso, a métrica EV foi utilizada afim de analisar as práticas experimentais quanto a sua “verdura” química, medida pelo Índice de Preenchimento da Estrela (IPE), de acordo com os princípios da QV. Catalogou-se as atividades e após a construção das estrelas realizou-se um estudo, afim de aumentar o índice das práticas com baixo IPE quando didático e economicamente possível. Ao todo foram construídas 38 EV e destas apenas 11 apresentaram IPE abaixo de 50%, as quais foram o foco deste estudo. Com base nos resultados, foram feitas sugestões para melhorar o IPE e consequentemente tornar mais sustentáveis e amigáveis para o planeta estas práticas realizadas em QAE. Efetivamente, houve melhora de 5 estrelas, das 11 estudas. Portanto, este trabalho de aplicação da métrica EV mostrou-se eficiente na avaliação dos riscos e da “verdura” das práticas realizadas em QAE, incentivando uma mudança de mentalidade na prática Química, visando sempre o menor risco possível.
Abstract/Resumen: Several amenities that we enjoy nowadays are a result of the chemistry development over the years. On the other hand, there are some drawbacks and long-term concerns. The Green Chemistry (GC) appears as a movement to rethink chemical development in a more responsible and sustainable way for everybody. In addition, it brings economic, technological, environmental advantages. In the GC there are some metrics that are used to evaluate how green the chemical processes are. One of the metrics is the Green Star (GS) that is considered holistic, because it seeks to understand the phenomena in its totality and globality. The GS is the most recommended metric for working in the teaching of chemistry, seeing its pedagogical implications, simplicity and various potentials to be explored. In this work we sought to know and apply the concepts of GC analyzing carried out activities in the components of Experimental Analytical Chemistry (EAC), both qualitative and quantitative, developed during the Chemistry degree of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza/PR. For this, the GS metric was used to analyze experimental practices regarding its chemical "greenish", measured by the Star's Fill Index (SFI), according to the principles of the GC. The activities were catalogued and after the construction of the Stars, a study was carried out, to increase the index of the practices with low SFI when didactic and economically possible. In the whole were built 38 GS and of these only 11 presented SFI below 50%, which were the focus of this study. Based on the outcome, suggestions were made to improve the SFI and consequently make the practices performed in the EAC more sustainable and environmentally friendly. In fact, there was a 5 stars improvement of the 11 studies. Therefore, this work of application of the GS metric proved to be efficient in the assessment of the risks and the "greenish" of the practices carried out in the EAC, encouraging a change of mentality in the chemical practice, always aiming the least possible risk.
Palavras-chave: Química Verde
Ensino e Aprendizagem
Experimentos Científicos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5069
Data do documento: 11-Jul-2018
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