Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5101
Tipo: | Monografia |
Título: | A relação do programa institucional de bolsas de iniciação à docência com formação inicial de professores de ciências biológicas |
Título(s) alternativo(s): | The relationship of the institutional program of scholarships to teaching with initial training of teachers of biological sciences |
Autor(es): | Pazinatto, Rafaela Fassina |
Primeiro Orientador: | Moura, Alexandre Carvalho de |
Resumo: | Este trabalho refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória realizada com acadêmicos e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza/PR. Teve como objetivo analisar a relevância do programa PIBID na formação inicial de professores de biologia. Os atuais bolsistas e exbolsistas responderam um questionário semiestruturado contendo questões objetivas e discursivas. A análise destes questionários realizou-se por meio de agrupamento de categorias, integrando artigos que auxiliem e reforcem na compreensão das informações coletadas. Foi verificado um número significativo de bolsistas que afirmam que o PIBID auxilia na formação docente. Dessa forma, a participação no âmbito escolar reflete na vida acadêmica do futuro profissional da educação, contribuindo no processo investigativo e na relação entre universidade e a escola pública. |
Abstract/Resumen: | This work refers to research of a qualitative and exploratory nature carried out with academics and graduates of the Degree course in Biological Sciences of the Federal University of the South Frontier - Campus Realeza/PR. The objective was to analyze the relevance of the PIBID program in the initial training of biology teachers. Current scholars and former scholars have completed a semi-structured questionnaire containing both objective and discursive questions. The analysis of these questionnaires was performed by grouping categories, integrating articles that help and strengthen the understanding of the information collected. A significant number of scholars stated that PIBID assists in teacher training. Thus, participation in the school environment reflects the academic life of the future education professional, contributing to the research process and the relationship between university and public school. |
Palavras-chave: | Estágio Ensino e Aprendizagem Formação de Professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5101 |
Data do documento: | 19-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAZINATTO.pdf | 655,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.