Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wirzbicki, Sandra Maria | - |
dc.creator | Parizoto, Lilian Carla | - |
dc.date | 2019-11-21 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T13:33:50Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T13:33:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5103 | - |
dc.description.resumo | Pensar no futuro da educação não é uma tarefa fácil, ao contrário, desafiadora. A história do sistema educacional assim como a formação de professores e as diretrizes legais da educação superior, vem sofrendo inúmeras mudanças, com a perspectiva de qualificar ainda mais a formação. Por isso, a importância de diferentes propostas de formação como o Programa Residência Pedagógica (PRP), com intuito de auxiliar no exercício da prática profissional, atrelando-se assim, aos estágios curriculares obrigatórios e auxiliando ainda mais na formação docente. O nosso objetivo com esse trabalho é analisar como o PRP influencia na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química do campus Realeza e na formação continuada dos preceptores). Para obtenção dos dados, foi realizada pesquisa qualitativa, em que participaram de questionários 12 (doze) residentes participantes do Programa, e escrita de narrativa de 2 (dois) professores preceptores. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessa pesquisa, pode-se compreender a importância de programas como o PRP na formação acadêmica de licenciandos, permitindo a maior aproximação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Ensino Básico (EB), possibilitando uma visão diferente aos licenciandos e preceptores, quanto aos aspectos de ensino e de formação, bem como repercute positivamente na formação de um profissional com conhecimento e experiência docente para atuar dentro das salas de aula e das escolas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-16T23:19:08Z No. of bitstreams: 1 PARIZOTO.pdf: 911517 bytes, checksum: 5714263eb7246d177d552878080c1a8b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:33:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARIZOTO.pdf: 911517 bytes, checksum: 5714263eb7246d177d552878080c1a8b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-08T13:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARIZOTO.pdf: 911517 bytes, checksum: 5714263eb7246d177d552878080c1a8b (MD5) Previous issue date: 2019-11-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Compreensões sobre o Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza | pt_BR |
dc.title.alternative | Understanding about the Pedagogical Residence Program at the Federal University of the South Campus Realeza | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PARIZOTO.pdf | 890,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.