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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wirzbicki, Sandra Maria-
dc.creatorParizoto, Lilian Carla-
dc.date2019-11-21-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:33:50Z-
dc.date.available2022-03-08T13:33:50Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5103-
dc.description.resumoPensar no futuro da educação não é uma tarefa fácil, ao contrário, desafiadora. A história do sistema educacional assim como a formação de professores e as diretrizes legais da educação superior, vem sofrendo inúmeras mudanças, com a perspectiva de qualificar ainda mais a formação. Por isso, a importância de diferentes propostas de formação como o Programa Residência Pedagógica (PRP), com intuito de auxiliar no exercício da prática profissional, atrelando-se assim, aos estágios curriculares obrigatórios e auxiliando ainda mais na formação docente. O nosso objetivo com esse trabalho é analisar como o PRP influencia na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química do campus Realeza e na formação continuada dos preceptores). Para obtenção dos dados, foi realizada pesquisa qualitativa, em que participaram de questionários 12 (doze) residentes participantes do Programa, e escrita de narrativa de 2 (dois) professores preceptores. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessa pesquisa, pode-se compreender a importância de programas como o PRP na formação acadêmica de licenciandos, permitindo a maior aproximação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Ensino Básico (EB), possibilitando uma visão diferente aos licenciandos e preceptores, quanto aos aspectos de ensino e de formação, bem como repercute positivamente na formação de um profissional com conhecimento e experiência docente para atuar dentro das salas de aula e das escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-16T23:19:08Z No. of bitstreams: 1 PARIZOTO.pdf: 911517 bytes, checksum: 5714263eb7246d177d552878080c1a8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:33:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARIZOTO.pdf: 911517 bytes, checksum: 5714263eb7246d177d552878080c1a8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARIZOTO.pdf: 911517 bytes, checksum: 5714263eb7246d177d552878080c1a8b (MD5) Previous issue date: 2019-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleCompreensões sobre o Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realezapt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding about the Pedagogical Residence Program at the Federal University of the South Campus Realezapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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