Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5103
Type: Monografia
Título : Compreensões sobre o Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
Otros títulos : Understanding about the Pedagogical Residence Program at the Federal University of the South Campus Realeza
Author: Parizoto, Lilian Carla
First advisor: Wirzbicki, Sandra Maria
Resume: Pensar no futuro da educação não é uma tarefa fácil, ao contrário, desafiadora. A história do sistema educacional assim como a formação de professores e as diretrizes legais da educação superior, vem sofrendo inúmeras mudanças, com a perspectiva de qualificar ainda mais a formação. Por isso, a importância de diferentes propostas de formação como o Programa Residência Pedagógica (PRP), com intuito de auxiliar no exercício da prática profissional, atrelando-se assim, aos estágios curriculares obrigatórios e auxiliando ainda mais na formação docente. O nosso objetivo com esse trabalho é analisar como o PRP influencia na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química do campus Realeza e na formação continuada dos preceptores). Para obtenção dos dados, foi realizada pesquisa qualitativa, em que participaram de questionários 12 (doze) residentes participantes do Programa, e escrita de narrativa de 2 (dois) professores preceptores. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessa pesquisa, pode-se compreender a importância de programas como o PRP na formação acadêmica de licenciandos, permitindo a maior aproximação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Ensino Básico (EB), possibilitando uma visão diferente aos licenciandos e preceptores, quanto aos aspectos de ensino e de formação, bem como repercute positivamente na formação de um profissional com conhecimento e experiência docente para atuar dentro das salas de aula e das escolas.
Palabras clave : Ensino e Aprendizagem
Estágio
Formação de Professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5103
Fecha de publicación : 21-nov-2019
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PARIZOTO.pdf890,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.