Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5106
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Gräff, Patrícia-
dc.creatorMarcon, Gustavo Sergio-
dc.creatorRossato, Luiz Henrique-
dc.date2021-10-15-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:36:48Z-
dc.date.available2022-02-17-
dc.date.available2022-03-08T13:36:48Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5106-
dc.description.abstractThis bibliographical and documental article brings aspects about management and inclusion and how these two areas can and need to be in sync for the proposal of an inclusive management. Based on the analysis of articles and guiding documents from MEC, it brings aspects of how the construction of an inclusive environment and the coordination of the school in an inclusive and participatory way have been described in academic research. The analyses were organized in two main axes: the role of management associated to the managers' view and the democratic management, created from the selection and analysis of 7 articles and 2 guiding documents from MEC. The conclusions indicate that inclusive management can only be effective with the proposal of participatory democratic management, and that managers need to keep an attentive eye on diversity and promote the participation of the school community in decision-making processes.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo de caráter bibliográfico e documental, traz aspectos sobre a gestão e a inclusão e como essas duas áreas podem e precisam estar em sincronia para a proposta de uma gestão inclusiva. A partir da análise de artigos e documentos orientadores do MEC, traz aspectos de como vem sendo descritas, nas pesquisas acadêmicas, a construção de um ambiente inclusivo e a coordenação da escola de maneira inclusiva e participativa. As análises foram organizadas em dois eixos principais: o papel da gestão associado ao olhar dos gestores e a gestão democrática, criados a partir da seleção e análise de 7 artigos e 2 documentos orientadores do MEC. As conclusões indicam que a gestão inclusiva só pode ser efetivada com a proposta de uma gestão democrática participativa, e os gestores precisam manter um olhar atento à diversidade e promover a participação da comunidade escolar nos processos decisórios.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-17T16:47:18Z No. of bitstreams: 1 MARCON.pdf: 384600 bytes, checksum: 449c66ab028a836c4e69dde140cd5679 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:36:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCON.pdf: 384600 bytes, checksum: 449c66ab028a836c4e69dde140cd5679 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:36:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCON.pdf: 384600 bytes, checksum: 449c66ab028a836c4e69dde140cd5679 (MD5) Previous issue date: 2021-10-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAdministração da escolapt_BR
dc.subjectGestão democrática da educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleO papel da gestão na educação inclusivapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCON.pdf375,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.