Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caracelli Scherma, Camila-
dc.creatorOliveira, Eliziane Tamanho de-
dc.date2021-08-20-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:40:01Z-
dc.date.available2022-02-17-
dc.date.available2022-03-08T13:40:01Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5109-
dc.description.abstractThe context of the Covid-19 pandemic has been changing relationships in a constant process in society, especially in the sphere of education, impacting relationships with teachers, students, colleagues, with the school space and with technology. In this context, the identity of “being a teacher” is tensioned, considering the relational and situational elements, influenced by the historical and pandemic context. Thus, the objective of this work is to listen to the voices of different discourses about “being a teacher” during the period of the Covid-19 pandemic through the materiality of the meme genre. Through the collating methodology proposed by Mikhail M. Bakhtin as one of the main theoretical references, the work presents discussions about constitutive aspects of the teaching identity; the meme as a discourse genre; the context of meme production – subdivided into the backstage of teaching work, the teacher-student relationship mediated by technology, and the relationship with mothers and fathers. The data set that we used were memes that circulated on the main social networks between 2020 and 2021, with the theme of “being a teacher” in the pandemic. As part of the understandings presented in this work, there are: the meme as a discursive genre with relatively stable characteristics, that is, as a form of communication, with its own aesthetic structure, in this space of the digital platforms of social networks. In the listening process, claims, conflicts, irony, the tragic and the comic about the identity of “being a teacher” emerged, represented by memes that deal directly or indirectly about teachers, by different subjects, each with their unique place in the established relationships.pt_BR
dc.description.resumoO contexto da pandemia da Covid-19 vem modificando as relações em um processo constante na sociedade, sobretudo na esfera da educação, impactando as relações com professoras, estudantes, colegas, com o espaço escolar e com a tecnologia. Nesse contexto, a identidade do “ser professora” é tensionada, considerando os elementos relacionais e situacionais, influenciados pelo contexto histórico e pandêmico. Assim, o objetivo deste trabalho é auscultar as vozes de diferentes discursos a respeito do “ser professora” durante o período da pandemia da Covid-19 por meio da materialidade do gênero meme. Por meio da metodologia do cotejamento proposta por Mikhail M. Bakhtin como um dos principais referenciais teóricos, o trabalho apresenta discussões acerca de aspectos constitutivos da identidade docente; o meme como gênero do discurso; o contexto de produção de memes – subdividido em os bastidores do trabalho docente, a relação professora alunos mediada pela tecnologia, e a relação com mães e pais. O conjunto de dados que utilizamos foram memes que circularam nas principais redes sociais entre 2020 e 2021, com o recorte da temática acerca de “ser professora” na pandemia. Como parte das compreensões apresentadas neste trabalho, estão: o meme como um gênero discursivo com características relativamente estáveis, ou seja, como uma forma de comunicação, com sua própria estrutura, estética, nesse espaço das plataformas digitais das redes sociais. No processo de ausculta, emergiram reivindicações, conflitos, ironia, o trágico e o cômico acerca da identidade do “ser professora” representados por memes que tratam direta ou indiretamente sobre docentes, por diferentes sujeitos, cada um de seu lugar singular nas relações estabelecidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-17T16:54:28Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 5838865 bytes, checksum: 2c745750dc43415e30efc2f603015e43 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:40:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 5838865 bytes, checksum: 2c745750dc43415e30efc2f603015e43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 5838865 bytes, checksum: 2c745750dc43415e30efc2f603015e43 (MD5) Previous issue date: 2021-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos bakhtinianospt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDiscurso narrativopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.titleA escuta das vozes do "ser professora" a partir dos memes no período da pandemia da covid-19pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf5,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.