Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jane Teresinha Donini-
dc.contributor.advisor-co1Fabrício, Rivael Mateus-
dc.creatorRoss, Tayna Caroline Soares-
dc.date2021-10-18-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:49:00Z-
dc.date.available2022-02-18-
dc.date.available2022-03-08T13:49:00Z-
dc.date.issued2021-10-18-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5114-
dc.description.abstractThis qualitative research developed a bibliographic study with a focus on documentary research, to search the content that composes the curricular standards, known as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), concerning the literacy process of deaf children. The main objective was to identify the theoretical and methodological references that guide the literacy process in the BNCC and contemplate the educational specificities for the literacy of deaf students. Therefore, it was of interest to know whether, in the document, there is mention of deafness, the deaf children and their educational specificities and, if so, how are the specificities of deaf children in the literacy process considered in the BNCC and on what theoretical and methodological bases is it supported? To find answers to the intended searches, it was necessary to know the BNCC document, its context, and its proposal, as it is configured in the object of this research. The research was organized into items and sub-items and, as a theoretical basis, was supported by scholars in the field of deafness and linguistic policies such as Karnopp, 1999; Lacerda; Marins, 2021; Lodi, 2004;2005, Witchs, 2021, among others and educational policies and legal documents, BRASIL, 2005; 2008; 2018. The research concludes, highlighting that the BNCC does not consider the deaf student in their linguistic and cultural specificities; the Brazilian Sign Language (Libras) is only mentioned in the field of languages and the theoretical and methodological option approaches experimental psychology, adopting the synthetic phonics as a means of learning and developing children in the literacy phase. If there is no place for everyone at school, we ask: who are “all of them” in the BNCC?pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolveu um estudo bibliográfico com foco na pesquisa documental, para fazer uma busca interessada no conteúdo que compõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere ao processo de alfabetização de crianças surdas. O objetivo central se constituiu em identificar os referenciais teórico-metodológicos que orientam o processo de alfabetização na BNCC e se contemplam as especificidades educacionais para a alfabetização de alunos surdos. Portanto, interessou saber se, no documento, há menção à surdez, aos surdos e suas especificidades educacionais e, havendo, como as especificidades da criança surda em processo de alfabetização são consideradas na BNCC e sob quais bases teórico-metodológicas está apoiada? Para encontrar respostas às buscas pretendidas, foi necessário conhecer o documento da BNCC, seu contexto e proposta, pois ele se configura no objeto desta pesquisa. A pesquisa foi organizada em itens e subitens e como base teórica apoiou-se em autores estudiosos da área da surdez e das políticas linguísticas como Karnopp, 1999; Lacerda; Marins, 2021; Lodi, 2004;2005, Witchs, 2021, dentre outros e das políticas educacionais e documentos legais, BRASIL, 2005; 2008; 2018. Conclui-se a pesquisa, destacando que a BNCC não considera o aluno surdo nas suas especificidades linguísticas e culturais; a Libras só é mencionada no campo das linguagens e a opção teórico-metodológica se aproxima da psicologia experimental, adotando o método fônico como meio de aprendizagem e desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização. Se não há lugar para todos na escola, interrogamos: quem são “os todos” na BNCC?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-18T17:10:45Z No. of bitstreams: 1 ROSS.pdf: 289534 bytes, checksum: 4d547dd2f0061d9f03548065fa7b2703 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:49:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSS.pdf: 289534 bytes, checksum: 4d547dd2f0061d9f03548065fa7b2703 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:49:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSS.pdf: 289534 bytes, checksum: 4d547dd2f0061d9f03548065fa7b2703 (MD5) Previous issue date: 2021-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectLinguagem gestualpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA BNCC e os processos de alfabetização de surdos: aproximações ou distanciamentos do projeto de inclusão?pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSS.pdf282,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.